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Title: O lugar das variáveis motivacionais no processo de instrução e aprendizagem: a teoria dos objectivos de realização
Authors: Cordeiro, Pedro Miguel Gomes
Lens, Willy
Bidarra, Maria da Graça
Keywords: Motivational variables;Instruction;Learning;Variables motivacionnels;Instruction;Apprentissage;Variáveis motivacionais;Instrução;Aprendizagem
Issue Date: 2009
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Este artigo pretende discutir a importância das variáveis motivacionais em contexto escolar, pela influência que exercem na aprendizagem, no rendimento escolar e no bem-estar dos alunos. Restringimos a nossa análise à teoria dos objectivos de realização, porque é, no presente, uma das perspectivas teóricas mais utilizada no âmbito da psicologia educacional, em segundo lugar, pela importância que dá ao estudo da qualidade (a par da quantidade) da motivação dos alunos e, em terceiro lugar, porque adopta uma perspectiva situacional e contextualizada da motivação dos alunos (e dos professores). Mais especificamente, aborda a influência que os factores contextuais, situados ao nível da cultura de escola e das práticas de instrução dos professores, exercem sobre a orientação dos objectivos de realização dos alunos (mestria vs. aproximação do desempenho e evitamento do desempenho).
Cet article prétend discuter l’importance des variables motivationnelles en contexte scolaire, à cause de l’influence qu’elles exercent sur l’apprentissage, la réussite scolaire et le bien-être des élèves. On restreint notre analyse à la théorie des objectifs de réalisation, parce que aujourd’hui c’est une des perspectives théoriques largement utilisée dans le champ d’action de la psychologie de l’éducation, en second lieu, par l’importance qu’elle attribue à l’étude de la qualité (de paire avec la quantité) et finalement, parce qu’elle adopte une perspective situationnelle et contextualisée de la motivation scolaire des élèves (et des professeurs). Plus spécifiquement, elle aborde l’influence que les facteurs contextuels (au niveau de la culture d’école et des pratiques d’enseignement des professeurs) exercent sur l’orientation des objectifs de réalisation des élèves (maitrise vs attraction de l’accomplissement et évitement de l’accomplissement).
This paper aims to discuss the importance of motivational variables in the educational context because of the influence they exert on students’ learning, academic achievement and well-being. We limit our review to the achievement goal theory because it is one of the presently most broadly used theoretically frameworks in educational psychology, secondly, because of the importance it gives to the quality (next to the quantity) of student motivation, and thirdly because it adopts a situational or contextualized view of student (and teachers’) motivation. More specifically, it studies achievement goal orientations (mastery vs performance approach and avoidance goals), their antecedents and consequences at the school level, in the class context (the teachers’ level) and at the students’ level.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/5571
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_43-2_16
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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