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https://hdl.handle.net/10316.2/5571
Title: | O lugar das variáveis motivacionais no processo de instrução e aprendizagem: a teoria dos objectivos de realização | Authors: | Cordeiro, Pedro Miguel Gomes Lens, Willy Bidarra, Maria da Graça |
Keywords: | Motivational variables;Instruction;Learning;Variables motivacionnels;Instruction;Apprentissage;Variáveis motivacionais;Instrução;Aprendizagem | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Este artigo pretende discutir a importância das variáveis motivacionais em
contexto escolar, pela influência que exercem na aprendizagem, no rendimento
escolar e no bem-estar dos alunos. Restringimos a nossa análise à
teoria dos objectivos de realização, porque é, no presente, uma das perspectivas
teóricas mais utilizada no âmbito da psicologia educacional, em
segundo lugar, pela importância que dá ao estudo da qualidade (a par da
quantidade) da motivação dos alunos e, em terceiro lugar, porque adopta
uma perspectiva situacional e contextualizada da motivação dos alunos (e
dos professores). Mais especificamente, aborda a influência que os factores
contextuais, situados ao nível da cultura de escola e das práticas de
instrução dos professores, exercem sobre a orientação dos objectivos de realização
dos alunos (mestria vs. aproximação do desempenho e evitamento
do desempenho). Cet article prétend discuter l’importance des variables motivationnelles en contexte scolaire, à cause de l’influence qu’elles exercent sur l’apprentissage, la réussite scolaire et le bien-être des élèves. On restreint notre analyse à la théorie des objectifs de réalisation, parce que aujourd’hui c’est une des perspectives théoriques largement utilisée dans le champ d’action de la psychologie de l’éducation, en second lieu, par l’importance qu’elle attribue à l’étude de la qualité (de paire avec la quantité) et finalement, parce qu’elle adopte une perspective situationnelle et contextualisée de la motivation scolaire des élèves (et des professeurs). Plus spécifiquement, elle aborde l’influence que les facteurs contextuels (au niveau de la culture d’école et des pratiques d’enseignement des professeurs) exercent sur l’orientation des objectifs de réalisation des élèves (maitrise vs attraction de l’accomplissement et évitement de l’accomplissement). This paper aims to discuss the importance of motivational variables in the educational context because of the influence they exert on students’ learning, academic achievement and well-being. We limit our review to the achievement goal theory because it is one of the presently most broadly used theoretically frameworks in educational psychology, secondly, because of the importance it gives to the quality (next to the quantity) of student motivation, and thirdly because it adopts a situational or contextualized view of student (and teachers’) motivation. More specifically, it studies achievement goal orientations (mastery vs performance approach and avoidance goals), their antecedents and consequences at the school level, in the class context (the teachers’ level) and at the students’ level. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/5571 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_43-2_16 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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