Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/8780
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHenriques, Luís-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena-
dc.contributor.authorSilva, José António Pereira da-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2013-01-25T14:26:17Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:56Z-
dc.date.available2013-01-25T14:26:17Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/8780-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos diferentes momentos e processos da avaliação formativa de professores, pressupondo que esta tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino. Deste modo, o artigo apresenta um resumo dos passos a seguir para a melhoria do desempenho docente, esclarecendo em primeiro lugar o papel da avaliação formativa de professores e o porquê da sua aplicação em detrimento da avaliação sumativa. Apresenta também o processo de observação de aulas, instrumentos de recolha de dados, feedback, dificuldades inerentes ao processo, entre outros. Pretende‑se assim fazer uma exposição clara dos passos implicados no processo de avaliação formativa, estimulando a sua boa aplicação.por
dc.description.abstractLe but de cet article est de passer en revue les différentes étapes et les processus impliqués dans l’évaluation formative des enseignants, en supposant que cela est destiné à l’amélioration de la qualité de l’éducation. Ainsi, l’article présente un résumé des mesures visant à améliorer la performance des enseignants, en expliquant d’abord le rôle de l’évaluation formative des enseignants et pourquoi son application au détriment de l’évaluation sommative. Il présente également le processus d’observation en classe, d’instruments de collecte de données, feedback, des difficultés inhérentes au processus, entre autres. Il est destiné à faire une réflexion claire des processus d’évaluation formative, en encourageant son application correcte.fra
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to review the different stages and processes involved in the formative assessment of teachers, assuming that this is aimed at improving the quality of education. Thus, the article presents a summary of steps to improve teacher performance, explaining first the role of formative assessment of teachers and why its application to the detriment of summative assessment. It also presents the process of classroom observation, data collection instruments, feedback, difficulties inherent in the process, among others. It is intended to make a clear reflection of the formative evaluation process, encouraging its proper application.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectÉvaluationfra
dc.subjectEnseignantsfra
dc.subjectÉvaluation formativefra
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.titleAvaliação formativa de professores: um passo no caminho da melhoria do desempenho docentepor
dc.title.alternativeFormative evaluation of teachers: a step toward improving teacher performanceeng
dc.title.alternativeL’évaluation formative des enseignants: un pas vers l’amélioration de la performance des enseignantsfre
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedadogia 46-1-
uc.publication.firstPage57-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage72-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume46por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_46-1_3-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/8780/275652/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/8780/275652/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12332590-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
03_avalia__o_formativa_de_professores.pdf248 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.