Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/8792
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Maria de Lourdes-
dc.contributor.authorSoares, Virgílio Meira-
dc.contributor.authorFerreira, José Brites-
dc.contributor.authorGouveia, Odília-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2013-01-25T14:58:00Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:57Z-
dc.date.available2013-01-25T14:58:00Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/8792-
dc.description.abstractOs académicos constituem um importante grupo nas Instituições de Ensino Superior (IES), dada a relevância do seu papel na prossecução dos objetivos das instituições. A centralidade do papel do corpo docente faz dos académicos como que escultores da cultura institucional com implicações na qualidade da instituição e no sucesso dos estudantes. Existem muitos fatores que contribuem para minar o empenho do pessoal docente para com as suas instituições e as suas carreiras. A satisfação no trabalho é importante para a revitalização da motivação dos docentes e para manter vivo o seu entusiasmo. Conhecem‑se vários estudos internacionais sobre este tema, contudo muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal. Este artigo refere‑se a um estudo em curso, financiado pela FCT, que incide sobre a satisfação e motivação do pessoal docente das IES em Portugal.por
dc.description.abstractLes enseignants sont un groupe important aux institutions de l’enseignement supérieur (IES), étant donné l’importance de leur rôle dans la réalisation des objectifs des institutions. Le rôle des enseignants est crucial. Ils sont des sculpteurs de la culture institutionnelle avec des implications pour la qualité de l’institution et pour le succès des élèves. Il ya plusieurs facteurs qui contribuent à miner l’engagement du personnel envers leurs institutions et leur carrière. La satisfaction au travail est importante pour la revitalisation de la motivation des enseignants et pour maintenir leur enthousiasme. On connaît diverses études internationales sur ce sujet, mais on sait très peu dans le contexte de l’enseignement supérieur au Portugal. Cet article fait référence à une étude en cours financée par FCT, qui met l’accent sur la satisfaction et la motivation du personnel enseignant aux IES au Portugal.fra
dc.description.abstractThe academics are an important constituent group in Higher Education Institutions (HEIs), given the importance of their role in achieving the institutions’ objectives. The central role of the academic staff makes them sculptors of the academic and institutional culture with implications for the quality of the institution and student success. There are many factors that contribute to undermine the commitment of academics towards their institutions and their careers. Job satisfaction is important to the revitalization of motivation of academics and to keep alive their enthusiasm. There are known several international studies on this topic, however very little is known in the context of higher education in Portugal. This paper refers to an ongoing study, funded by FCT, which focuses on the satisfaction and motivation of the academic staff of HEIs in Portugal.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectAcademicseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSatisfactionfra
dc.subjectMotivationfra
dc.subjectEnseignantsfra
dc.subjectEnseignement supérieurfra
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleSatisfação e motivação no trabalho: um estudo sobre os docentes do ensino superior em Portugalpor
dc.title.alternativeSatisfaction and motivation at work: a study concerning the academics in Portuguese higher educationeng
dc.title.alternativeLa satisfacion et la motivacion au travail: une étude sur les enseignants de l’enseignement supérieur au Portugalfre
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 46-1-
uc.publication.firstPage95-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage108-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume46por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_46-1_5-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/8792/275660/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/8792/275660/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12332742-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
05_satisfa__o_e_motiva__o_no_trabalho.pdf235.92 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.