Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/91893
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dc.contributor.authorBernardo, Fernanda-
dc.date.accessioned2017-09-18T10:12:56Z
dc.date.accessioned2020-09-24T17:44:50Z-
dc.date.available2017-09-18T10:12:56Z
dc.date.available2020-09-24T17:44:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0872-0851-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/42826-
dc.description.abstractApresentado em versão mais sucinta no contexto de um colóquio intitulado Jacques Derrida entre France et Allemagne. Lectures Allemandes de Derrida, este texto privilegia os motivos da morte e da pena de morte re-pensados a partir da temporalidade (messiânica), com o intuito de salientar um traço da Auseinandersetzung que alimentou sempre a relação de Jacques Derrida ao pensamento de Heidegger – tenta-se assim discernir e realçar o que subtrai a Déconstruction derridiana, não apenas à Destruktion heideggeriana, mas, mais latamente, à memória greco-abraâmica de que ela soube bem herdar, fazendo-se dela um idioma filosófico único, excepcionalmente único no contexto da ocidentalidade filosófico-cultural, no seu combate insurreccional pelas Luzes de uma outra civilização (por vir). Uma excepcionalidade que se marca na tenacidade da sua desconstrução dos sintomas e das figuras do «carno-falogocentrismo» da nossa tradição greco-abraâmica, e de que a pena de morte é porventura o maior exemplo.por
dc.description.abstractPresented within the context of a conference entitled: “Jacques Derrida entre France et Allemagne. Lectures Allemandes de Derrida”, this article re-examines the motives of death and the death penalty reconsidered from the aspect of temporality (messianic) in order to emphasise the element of Auseinandersetzung which was always present in Jacques Derrida’s consideration of Heidegger’s thought – thus, an attempt is made to discern and highlight what Derridean Déconstruction owes not only to Heidegger’s Destruktion but also to the Greco-Abrahamic memory he adopted so well and made into a unique philosophical idiom, totally unique within the context of Western philosophy and culture, for use in his combat for the Lights of another civilisation (still to come). An exceptionality which demarks his tenacity in the deconstruction of the symptoms and figures of the “carno-phallogocentrism” of our Greco-Abrahamic tradition and of which the death penalty is perhaps the greatest example.eng
dc.language.isofra-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectDestruktioneng
dc.subjectDéconstructioneng
dc.subjectHeideggereng
dc.subjectDerridaeng
dc.subjectDeatheng
dc.subjectDeath Penaltyeng
dc.subjectTimeeng
dc.subjectDestruktionpor
dc.subjectDéconstructionpor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectDerridapor
dc.subjectmortepor
dc.subjectpena-de-mortepor
dc.subjecttempopor
dc.titleDerrida lecteur de Heidegger: de la Destruktion à la Déconstruction - de la mort et de la peine de mortpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Filosófica de Coimbra, vol. 24, nº 48-
uc.publication.firstPage313-
uc.publication.issue48-
uc.publication.lastPage334-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Filosófica de Coimbra-
uc.publication.volume24por
dc.identifier.doi10.14195/0872-0851_48_3-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/91893/242514/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/91893/242514/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11662017-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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