Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/92600
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dc.contributor.authorMarie, Pierre-
dc.date.accessioned2017-12-17T23:08:44Z
dc.date.accessioned2020-09-29T22:20:04Z-
dc.date.available2017-12-17T23:08:44Z
dc.date.available2020-09-29T22:20:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2183-8615 (digital)-
dc.identifier.issn1645-2259-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43341-
dc.description.abstractO processo revolucionário português iniciou uma importante transformação do país. Um projeto educativo alternativo cresceu com base nas associações de educação popular. O desenvolvimento do movimento associativo permitiu ações de alfabetização e de animação cultural nas comunidades. O Estado apoiou estas iniciativas durante o período revolucionário. Com este trabalho, pretendemos reconstituir a trajetória do projeto de educação popular, desde o seu nascimento até à adesão portuguesa à CEE em 1986. A consolidação do regime democrático em Portugal após 1976 teve consequências no projeto educativo. Os movimentos de educação popular enfrentaram um isolamento crescente. O Estado caraterizou-se por uma ação fragmentada, enquanto as associações constituíram um pilar de continuidade deste projeto de educação popular. Apesar de iniciativas nacionais e regionais, o projeto de educação popular foi enfraquecido com a convergência europeia, a crise do associativismo e a escolarização da educação de adultos.por
dc.description.abstractThe portuguese revolucionary process initiated a major transformation of the country. An alternative educacional project emerged, based on the popular education associations. The development of the associative movement allowed for alfabetization and cultural animation among communities. The State supported those iniciatives during the revolucionary period. With this work, we would like to reconstruct the trajectory of the popular education project from its birth till the portuguese membership within the EEC, in 1986. The consolidation of the democratic regime in Portugal after 1976 had results on the educacional project. Popular education movements faced growing isolement. The State was caracterized by a fragmentated action, while the associations stood for a continuity element of this popular education project. Despite nacional and regional iniciative, the popular education project declined due to european convergence, associations’ crisis and transformation of adults education.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectPopular Educationeng
dc.subjectCultural Animationeng
dc.subjectPortuguese Revolucionary Processeng
dc.subjectAssociative Movementeng
dc.subjectAdults Educationeng
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectAnimação Culturalpor
dc.subjectProcesso Revolucionário Portuguêspor
dc.subjectAssociativismopor
dc.subjectEducação de Adultospor
dc.titleRevolução dos Cravos e educação popular: as associações de educação popular em Portugal (1974-1986)por
dc.title.alternative“The Carnation Revolution and popular education: popular education movements in Portugal (1974-1986)”por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História da Sociedade e da Cultura vol. 17-
uc.publication.firstPage371-
uc.publication.lastPage390-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História da Sociedade e da Cultura-
uc.publication.volume17por
dc.identifier.doi10.14195/1645-2259_17_17-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno18-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/92600/246597/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/92600/246597/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11826477-
item.fulltextWith Fulltext-
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