Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93123
Title: Fronteiras e caminhos-de-ferro: da quimera saint-simoniana ao desencanto tecnodiplomático (c. 1850-c. 1900)
Other Titles: Borders and railways: from the Saint-Simonianist Chimera to the technodiplomatic disillusion (C. 1850-C. 1900)
Authors: Pereira, Hugo Silveira
Keywords: Railways;cross-borders;transnational LTS;technodiplomacy;Saintsimonianism;Caminhos-de-ferro;cross-borders;transnational LTS;tecnodiplomacia;Saint-simonismo
Issue Date: 2017
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: As elites tecnocratas portuguesas que, em meados do século XIX, apoiavam o Fontismo bebiam muito da ideologia saint-simoniana, desenvolvida em França na viragem de Setecentos para Oitocentos. O Saint-simonismo defendia a criação de civilizações de circulação, que caminhassem paulatinamente para uma federação europeia, através da construção de redes de caminhos-de-ferro, aproximando as diversas nações entre si. Este ideário foi assimilado por engenheiros e políticos nacionais e consubstanciado no projeto de ligar Porto, Lisboa e vários domínios ultramarinos aos países e colónias vizinhos. Contudo, este plano chocava contra as diferentes agendas económicas, políticas e diplomáticas dessas nações. Recorrendo ao conceito de tecnodiplomacia e ao modelo de análise dos cross-borders e dos large technological systems (LTS) transnacionais, procuraremos, neste artigo, demonstrar como o projeto saint-simoniano de criação de civilizações de circulação foi dificultado pelo surgimento de obstáculos tecnodiplomáticos e assim contribuir para o debate sobre os LTS transnacionais.
The Portuguese technocratic elites who, in mid-19th century, supported Fontismo were largely inspired by the Saint-simonianist ideology, developed in France in the late 18th and early 19th centuries. Saintsimonianism argued for the creation of civilizations of circulation that could foster a European federation, through the construction of railway networks, drawing different nations closer together. Portuguese engineers and politicians assimilated this ideology that was in the base of the project of connecting Porto, Lisbon and sundry overseas territories to its neighbouring countries and regions. However, this plan clashed against opposing economic, political and diplomatic agendas of those nations. Using the concept of technodiplomacy and the models of cross-borders and transnational large technological systems (LTS), we aim to show how the Saint-simonianist project of creation of civilizations of circulation was hindered by the appearance of technodiplomatic obstacles. We hope to contribute to the debate about transnational LTS.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/43308
ISSN: 0870-0958
2183-8925 (PDF)
DOI: 10.14195/2183-8925_35_9
Rights: open access
Appears in Collections:Revista de História das Ideias

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