Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93128
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorges, Rafael Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-12-15T12:38:30Z
dc.date.accessioned2020-10-01T08:41:22Z-
dc.date.available2017-12-15T12:38:30Z
dc.date.available2020-10-01T08:41:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn0870-0958-
dc.identifier.issn2183-8925 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43314-
dc.description.abstractA fronteira oeste dos Estados Unidos tornou-se elemento definidor de suas identidade e narrativa nacional a partir da frontier thesis de Frederick Jackson Turner, e no século XX, o cinema, através do gênero western, cristalizou elementos essenciais que transformaram a fronteira em mito, e colaboraram para fortalecer os pressupostos de grandiosidade que os norte-americanos se atribuem. Tal gênero entra em crise (de produção e representação) em fins da década de 1960, mas tem sido constantemente retomado por alguns cineastas, sendo Quentin Tarantino um dos principais responsáveis por revisitar os cânones. Este texto se propõe a analisar de que modo os dois últimos filmes de Tarantino, Django Unchained e The Hateful Eight, podem ser lidos como uma reinterpretação e questionamento da tese da fronteira de Frederick Jackson Turner, reposicionando o papel dos seccionalismos na elaboração da narrativa nacional.por
dc.description.abstractThe western frontier of the United States became a defining element of its identity and national narrative since the frontier thesis of Frederick Jackson Turner, and in the twentieth century, cinema through the western genre, crystallized essential elements that transformed the frontier into myth, and collaborated to strengthen the grandiose assumptions that the Americans attribute to themselves. Such a genre goes into crisis (of production and representation) in the late 1960s, but has been constantly taken up by some filmmakers, with Quentin Tarantino being one of the main responsible for revisiting the canons. This text proposes to analyze how Tarantino’s last two films, Django Unchained and The Hateful Eight, can be read as a reinterpretation and questioning of the frontier thesis of Frederick Jackson Turner, repositioning the role of sectionalisms in the elaboration of the national narrative.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectFrontiereng
dc.subjectwesterneng
dc.subjectnationeng
dc.subjectrepresentationeng
dc.subjectsectionalismeng
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectwesternpor
dc.subjectnaçãopor
dc.subjectrepresentaçãopor
dc.subjectseccionalismopor
dc.titleA antítese da fronteira: o western de Quentin Tarantino e o seccionalismopor
dc.title.alternativeThe frontier antithesis: the Quentin Tarantino’s western and the sectionalismpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História das Ideias Vol. 35-
uc.publication.firstPage409-
uc.publication.lastPage436-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História das Ideias-
uc.publication.volume35por
dc.identifier.doi10.14195/2183-8925_35_15-
uc.publication.orderno15-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93128/252629/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93128/252629/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11958412-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista de História das Ideias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_anti_tese_da_fronteira__o_western_de_quentin_tarantino_e_o_seccionalismo.pdf583.72 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.