Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93129
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBranco, Sérgio Dias-
dc.date.accessioned2017-12-15T14:27:07Z
dc.date.accessioned2020-10-01T08:41:22Z-
dc.date.available2017-12-15T14:27:07Z
dc.date.available2020-10-01T08:41:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn0870-0958-
dc.identifier.issn2183-8925 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43315-
dc.description.abstractThe Addiction (Os Viciosos, 1994), realizado por Abel Ferrara, é uma obra cinematográfica que questiona a fronteira entre modos indiretos e diretos de representação. A alegoria como modo indireto de representação surge neste filme através de uma ligação indissociável a um modo direto, quase cru, de representação do drama existencial da protagonista. Ela chamase Kathleen e é uma doutoranda em filosofia na Universidade de Nova Iorque. A análise que este artigo desenvolve incide, primeiro, na forma como Kathleen se vai definindo face ao horror do mal e, depois, no caminho moral que ela percorre até ao fim do filme. A conclusão desta leitura inclui o enquadramento de The Addiction na filmografia de Ferrara, sem o qual este filme não pode ser apreciado em toda a sua riqueza artística.por
dc.description.abstractThe Addiction (1994), directed by Abel Ferrara, is a cinematic work that questions the boundary between indirect and direct modes of representation. Allegory as an indirect mode of representation appears in this film through an inseparable link with a direct, almost raw, mode of representation of the protagonist’s existential drama. Her name is Kathleen and she is a doctoral candidate in philosophy at New York University. The analysis that this article develops focuses, first, on how Kathleen defines herself in the face of the horror of evil and then on the moral path that she walks to the end. The conclusion of this reading includes the framing of The Addiction in Ferrara’s filmography, without which the artistic richness of this film cannot be fully appreciated.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectAllegoryeng
dc.subjecthorror filmeng
dc.subjectchristianityeng
dc.subjectexistentialismeng
dc.subjectsubjectivityeng
dc.subjectAlegoriapor
dc.subjectcinema de terrorpor
dc.subjectcristianismopor
dc.subjectexistencialismopor
dc.subjectsubjetividadepor
dc.titleMorta por dentro: subjetividade e alegoria em The Addictionpor
dc.title.alternativeDead inside: subjectivity and allegory in The Addictionpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História das Ideias Vol. 35-
uc.publication.firstPage437-
uc.publication.lastPage461-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História das Ideias-
uc.publication.volume35por
dc.identifier.doi10.14195/2183-8925_35_16-
uc.publication.orderno16-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93129/252633/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93129/252633/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11958522-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista de História das Ideias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
morta_por_dentro__subjetividade_e_alegoria_em_the_addiction.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.