Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93278
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dc.contributor.authorPaixão, Ana-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:18:32Z
dc.date.accessioned2020-10-03T19:28:01Z-
dc.date.available2018-01-23T11:18:32Z
dc.date.available2020-10-03T19:28:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0871-1569-
dc.identifier.issn2183-1718 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43517-
dc.description.abstractDesde o tratado de Tractado de Cãto Llano de Mateus de Aranda em 1533 até ao final do século xix, os tratadistas musicais portugueses procuraram incluir aspetos da poética nas respetivas obras teóricas. Entre outros aspetos, identificaram sequências rítmicas resultantes da utilização do metro, procedimento que António Fernandes designava, em 1626, de «música métrica». Vários outros tratadistas musicais evidenciaram a preocupação em adequar a música ao texto, incitando os compositores a uma «poética musical», isto é, ao conhecimento dos pés poéticos e à adaptação da partitura aos respetivos metros. É o que preconiza, por exemplo, Eugénio de Almeida no seu Tratado de Melodia de 1868 com exemplos de pés poéticos transcritos para pauta. Alguns tratadistas sugerem ainda analogias muito diretas entre o poeta e o músico, tal como Jerónimo Cardoso que, no Dictionarium Latino Lusitanicum de 1570, define «Musicus, i» da seguinte forma: «Ho musico, ou poeta». Evidenciar‑se‑ão também pontos de contacto entre poética e música, através de paralelismos, comparações, referências ou apropriação, abordando ainda o conceito de «música poética».por
dc.description.abstractFrom the Tractado de Cãto Llano [Plain‑chant treaty] from Mateus de Aranda in 1533 until the end of the 19th century, Portuguese musical writers sought to include aspects of poetry in their respective theoretical works. Among other aspects, they identified rhythmic sequences resulting from the use of the meter, a procedure that António Fernandes described in 1626 as “metrical music”. Several other musical writers showed a concern to adapt the music to the text, inciting the composers to a “musical poetics”, that is, to the knowledge of the poetic feet and the adaptation of the score to the respective meters. This is what Eugenio de Almeida advocates, for example, in his Tratado de melodia [Treatise on Melody] of 1868, with examples of poetic feet transcribed for agenda. Some writers also suggest very direct analogies between the poet and the musician, such as Jerónimo Cardoso who, in the Dictionarium Latino Lusitanicum of 1570, defines “Musicus, i” as follows: “The musician, or poet”. There will also be points of contact between poetry and music, through parallels, comparisons, references or appropriation, also addressing the concept of “poetic music”.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectintersemioticseng
dc.subjectpoetics and musiceng
dc.subjectPortuguese musical treatiseseng
dc.subjectintersemióticapor
dc.subjectpoética e músicapor
dc.subjecttratados musicais portuguesespor
dc.titleA música métrica e a poética musical: influências da poética nos tratados de música portugueses nos séculos XVI-XIXpor
dc.title.alternativeMetrical music and musical poetics: poetic influences in Portuguese music treatises in the XVI-XIX centuriespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionHumanitas vol. 71-
uc.publication.firstPage81-
uc.publication.lastPage98-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleHumanitas-
uc.publication.volume71por
dc.identifier.doi10.14195/2183-1718_71_5-
uc.publication.orderno5-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93278/262651/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93278/262651/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12060160-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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