Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93335
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dc.contributor.authorDaly, James-
dc.date.accessioned2018-03-06T17:59:10Z
dc.date.accessioned2020-10-04T00:49:22Z-
dc.date.available2018-03-06T17:59:10Z
dc.date.available2020-10-04T00:49:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2182-8830-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43616-
dc.description.abstractA presença de escrita rúnica antes do influxo de alfabetização latina na Inglaterra anglo-saxónica é muitas vezes negligenciada quando se investiga a natureza transicio-nal da oralidade e da literacia na escrita anglo-saxónica vernácula. A presença de runas na sociedade anglo-saxónica e os manuscritos em Old English apoiam a teoria de que a poesia inglesa antiga operou dentro de um período de transição entre oralidade e alfabetização (como argumentaram O’Keeffe (1990), Pasternack (1995), Amodio (2005)). No entanto, os símbolos rúnicos problematizam a definição de oralidade no âmbito dos estudos da oralidade formulaica em Old English, porque as práticas de escrita rúnica são anteriores à alfabetização latina na Inglaterra. Este artigo explora a possibilidade de que a oralidade contida na poesia em Old English seja uma forma de oralidade secundária devido à pré-existência de escrita rúnica na Inglaterra anglo-saxónica. Esta forma de oralidade secundária ocorre dentro da mudança cultural e social mais ampla entre a oralidade primária e os estados modernos hiper-alfabetizados, pois as runas atuam como uma representação literária da mudança na construção do pensamento e da literatura em língua inglesa. Este artigo sugere que as runas podem ser entendidas como um tipo de “literacia transicional” entre a oralidade primária e as práticas literárias alatinadas. Elas funcionam como forma de compor e registar o pensamento enquanto texto ao mesmo tempo que mantêm elementos fortemente associados à construção de uma cultura oral primária no modo como os textos são interpretados por uma cultura familiarizada com a escrita. Por conseguinte, torna-se necessário clarificar o entendimento do Old English como forma poética de transição, a saber, que a natureza e o grau de transição contidos na poesia em Old English se desenvolve a partir de inscrições rúnicas que representam uma transição entre as formas germânica e latina de textualidade e de literacia.por
dc.description.abstractThe presence of runic writing before the influx of Latinate literacy in Anglo-Saxon England is often neglected when investigating the transitional nature of orality and literacy in vernacular Anglo-Saxon writing. The presence of runes in Anglo-Saxon society and Old English manuscripts supports the theory that Old English poetry operated within a transitional period between orality and literacy (as argued by O’Keeffe (1990), Pasternack (1995), Amodio (2005)). However runic symbols prob-lematize the definition of orality within Old English oral-formulaic studies because runic writing practices predate Latinate literacy in England. This article explores the possibility that the orality contained within Old English poetry is a form of secondary orality due to the pre-existence of runic writing in Anglo-Saxon England. This form of secondary orality occurs within the wider social cultural shift between primary orality and modern hyper-literate states as runes act as a literary representation of change within the construction of thought and literature in the English language. This article suggests that runes can be understood as a type of ‘transitional literacy’ be-tween primary orality and Latinate derived literary practices. They act as a way of composing and recording thought as text while still maintaining elements strongly associated with the construction of a primary oral culture in how the texts are inter-preted by a culture familiar with writing. Therefore clarification must be made when understanding Old English as a transitional poetic form, namely that the nature and degree of transition contained within Old English poetry builds upon runic inscrip-tions as it represents a transition between a Germanic and Latinate forms of textuali-ty and literacy.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherCentro de Literatura Portuguesa-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectrunic writingeng
dc.subjectOld English poetryeng
dc.subjectsecondary oralityeng
dc.subjecttransi-tional literacyeng
dc.subjecttextualityeng
dc.subjectescrita rúnicapor
dc.subjectpoesia em Old Englishpor
dc.subjectoralidade secundáriapor
dc.subjectliteracia transicionalpor
dc.subjecttextualidadepor
dc.titleOrality, Germanic Literacy and Runic Inscriptions in Anglo-Saxon Englandpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMatlit v. 5, nº 1-
uc.publication.firstPage39-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage52-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMATLIT: Materialidades da Literatura-
uc.publication.volume5por
dc.identifier.doi10.14195/2182-8830_5-1_3-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93335/263476/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93335/263476/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12071891-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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