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https://hdl.handle.net/10316.2/93369
Title: | Recording orality: vocalization as ephemerality, materialization and meaning | Authors: | Nacher, Anna | Keywords: | sound studies;genealogies of e-literature;new materialism;ephemerality;yoik;estudos sonoros;genealogias da literatura eletrónica;novo materialismo;efemeridade;yoik | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Centro de Literatura Portuguesa Imprensa da Universidade de Coimbra |
Abstract: | Neste artigo, pretendo explorar materializações específicas de efemeridade e de sentido através da gravação da expressão vocal. O estudo de caso é fornecido por joik e joiking, uma forma tradicional de canto do povo sami do norte da Escandinávia e da península de Kola. Considerado uma das mais antigas tradições musicais da Europa, o joik não é tanto uma maneira de “cantar sobre” como é uma forma de personificar uma paisagem, uma pessoa ou um animal evocando vocalmente as suas características específicas, unindo deste modo o intérprete e o seu ambiente (tanto em termos daquilo que uma música em particular refere quanto na situação imediata da performance na qual o joiker confia na capacidade do público de decifrar o sentido). Uma análise do joik Renhjorden på Oulavuolie (Renas de Oulavuolie), de Nils Mattias Andersson, mostra a especificidade da vocalização gravada como uma prática de materialização ambivalente de sentido — elusiva, mas tangível o suficiente para permitir que o público apreenda o sentido do lugar. In my paper, I aim at exploring specific materializations of ephemerality and meaning through the recording of vocal expression. A case study is supplied by joik and joiking, a traditional form of singing by the Sami people of northern Scandinavia and Kola Peninsula. Believed to be one of the oldest music traditions of Europe, joik is not so much a way of “singing about” as it is rather the form of embodying a landscape, a person or an animal through vocally evoking their most specific characteristics thus binding the performer and his/her environment (both in terms of that which particular song is referring to and the immediate situation of the performance where the joiker relies on the ability of the audience to decipher the meaning). A focus on the particular joik, Renhjorden på Oulavuolie (Reindeers from Oulavuolie) by Nils Mattias Andersson shows the specificity of recorded vocalization as the practice of ambivalent materialization of meaning — elusive yet tangible enough to let the audience grasp the sense of place. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/44363 | ISSN: | 2182-8830 | DOI: | 10.14195/2182-8830_6-2_6 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Matlit |
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