Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93374
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Cristina da-
dc.contributor.authorNisi, Valentina-
dc.contributor.authorStraubhaar, Joseph-
dc.date.accessioned2018-10-23T15:34:48Z
dc.date.accessioned2020-10-04T00:49:37Z-
dc.date.available2018-10-23T15:34:48Z
dc.date.available2020-10-04T00:49:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2182-8830-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44368-
dc.description.abstractEste estudo mostra como crianças e adolescentes latinas em Austin, Texas, EUA, podem desenvolver um sentido de lugar e pertença através da compreensão e elaboração de literatura locativa. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de campo em que foi dada formação sobre narrativas locativas e média locativos em duas ocasiões diferentes. Primeiro, realizou-se uma oficina de quatro dias no contexto de um acampamento de verão com crianças realizado por uma organização sem fins lucrativos chamada Latinitas, com sede em Austin. Num segundo momento, foi dada formação no contexto de um programa extracurricular no segundo ciclo do ensino básico, também pela Latinitas, para meninas com idades entre 11 e 13 anos, em cinco sessões, distribuídas ao longo de cinco semanas. Os resultados deste estudo indicam que o processo de criação de narrativas enraizadas no conceito de lugar ajudou os participantes a refletir sobre o local onde vivem, a sua localidade e a sua identidade.por
dc.description.abstractThis study explores how US Latina girls, in Central Texas, may develop a stronger sense of place and belonging through the grasping and crafting of locative literature. This work presents the results of a field study, in which training about locative narratives and locative media was provided during two different occasions. Firstly, a four-day workshop was conducted within the context of a summer camp with girls organized by a non-profit organization called Latinitas, based in Austin, Texas, USA. Secondly, the training was pro-vided within the context of an after-school program, in a middle school, given also by Latinitas, to girls age ranging from 11 to 13, during five lessons spanning over five weeks. We found that the process of creating narratives rooted in the concept of place helped the participants to reflect on the location where they live, their locality, and their identity.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherCentro de Literatura Portuguesa-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectlocative mediaeng
dc.subjectlocative literatureeng
dc.subjectstorytellingeng
dc.subjectchildreneng
dc.subjectearly adolescentseng
dc.subjectUS Latinaseng
dc.subjectLatinitaseng
dc.subjectplaceeng
dc.subjectmédia locativospor
dc.subjectliteratura locativapor
dc.subjectnarraçãopor
dc.subjectcriançaspor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectLatinas norte-americanaspor
dc.subjectLatinitaspor
dc.title‘I blamed this all on moving to Texas’: fostering sense of place through locative literature among US Latina girlspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMatlit v. 6, nº 2-
uc.publication.firstPage149-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage166-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMATLIT: Materialidades da Literatura-
uc.publication.volume6por
dc.identifier.doi10.14195/2182-8830_6-2_11-
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93374/263648/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93374/263648/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12073887-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Matlit
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
i_blamed_this_all_on_moving_to_texas.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.