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https://hdl.handle.net/10316.2/93620
Title: | Passado, presente e futuro da mobilidade no vale do Tua: (séculos XIX a XXI) | Other Titles: | Past, present and future of mobility in the Tua valley: (19th to 21st centuries) | Authors: | Pereira, Hugo Silveira | Keywords: | Mobility;periphery;Railways;cultural heritage;regional development;Mobilidade;periferia;caminhos‑de‑ferro;património cultural;desenvolvimento regional | Issue Date: | 2017 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Ao longo de mais de 200 anos, o vale do Tua
conheceu diversas evoluções no seu sistema
de mobilidade, desde os primitivos carros
de bois e barcas de passagem até ao advento
do caminho‑de‑ferro
e ao desenvolvimento
da locomoção automóvel. Cada uma desses
progressos teve determinadas características
e respondeu a objetivos ou necessidades
diferentes, de acordo com as circunstâncias
do momento. Neste artigo analisaremos esta
evolução descrevendo os meios e as formas
de mobilidade e seus desenvolvimentos,
ilustrando, sempre que possível, as tendências
de transporte que justificaram o nascimento
de novas formas de mobilidade e o ocaso e
eventual renascimento de outras. Esperamos
com este estudo contribuir para o debate sobre
a mobilidade em zonas periféricas no longo
prazo, demonstrando em específico como
certas formas de mobilidade passaram dum
serviço quotidiano para um serviço turístico ou
de apoio ao património industrial/paisagístico
local. Para tal recorremos a fontes quantitativas
e qualitativas e ainda a um amplo leque de
bibliografia recente sobre este assunto. For over 200 years, the Tua valley’s mobility system went through several evolutions, from the primitive oxcarts and riverboats to the coming of the railway and the automobile. Each of these developments had a number of different characteristics and served diverse goals or needs, according with the circumstances of the time. In this paper we will analyse this evolution, by describing the means and ways of mobility and how they developed throughout the years. Whenever possible we will also recreate the transport trends that justified the appearance of new forms of mobility and the decay and hypothetical rebirth of others. With this study we hope to contribute for the debate about mobility in peripheral areas in the long run. In particular we hope to demonstrate how certain instruments of mobility ceased to be a regular commuter service to become a touristic enterprise linked with industrial or landscape heritage. In order to achieve these goals we will rely upon quantitative and qualitative data and upon a broad choice of recent studies about these issues. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/43244 | ISSN: | 2183-3796 (digital) 0870-4147 |
DOI: | 10.14195/0870-4147_48_8 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de História |
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