AHU Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 871
Issue DateTitleAuthor(s)
17-Jan-1776Ofício do marquês de Pombal ao secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro remetendo os papéis sobre as despesas das obras dos caminhos de Samora e Benavente Pancas, efetuadas entre 1773 e 1774.
9-Mar-1776Carta/ofício do marquês de Pombal para Anselmo José da Cruz, sobre a decisão do rei relativamente à representação de Carlos Suderflidt, acerca das negociações da carga da nau Mariana Vitória, de que era comandante o capitão tenente Domingos Furtado de Mendoça, e que se achava de partida para a Ásia com escala em diversos portos.
28-Feb-1776Cópia da provisão dirigida à Junta da Fazenda da cidade de Goa, pelo ilustríssimo e excelentíssimo senhor marquês inspetor geral do Real Erário.
15-Mar-1776Resposta à representação que a Câmara Geral da província de Bardes fez ao rei D. José.
28-Sep-1773Carta/ofício do marquês de Pombal para D. José Joaquim Lobo da Silveira, informando que o rei era servido ordenar que, por sua real resolução de 25.08.1773, tomada em consulta da Junta da Administração do Tabaco, as vendas das fazendas que chegassem da Índia e Macau pertencentes à Real Fazenda se praticassem, dali em diante, em leilões na Casa da Índia, pelo contador geral do Real Erário da repartição daquele território; e o rei ordenava que Lobo da Silveira, em conformidade da mesma resolução, assistisse como provedor da mesma Casa da Índdia aos mencionados leilões, assim pelo que pertencia às fazendas que tinham vindo de Goa pela nau Nossa Senhora do Monte do Carmo, que ultimamente chegara a este porto, como a outras que para o futuro se transportassem daqueles domínios a esta cidade, na referida forma.
27-Sep-1773Carta/ofício do marquês de Pombal para D. José Joaquim Lobo da Silveira, informando que o rei era servido ordenar que os diretores da negociação da carga do navio ultimamente vindo de Macau, Nossa Senhora da Penha de França São Francisco de Paula e Almas, incluíssem nas listas da carga as 50 caixas de loiça da China que se achavam na Casa da Índia, vindas de Goa em 1772 pela nau Nossa Senhora da Caridade e São Francisco de Paula, como os efeitos que vieram pelo sobredito navio, tudo pertencente à Real Fazenda, para se venderem em leilão, da mesma forma que o forem as fazendas da referida negociação; e que o rei ordenava que Lobo da Silveira assistisse, como provedor da mesma Casa da Índia, aos mencionados leilões, mandando para tal fazer a entrega dos ditos efeitos aos diretores da sobredita negociação.
17-Jan-1775Ofício do marquês de Pombal a Martinho de Melo e Castro, sobre o novo hospital para os enfermos arrábidos.
31-Jan-1775Ofício do marquês de Pombal a Martinho de Melo e Castro, sobre a urgência na continuação da reedificação das casas da rua da Madalena ou de Santo António.
11-Jan-1775Ofício do secretário de estado do Reino e Mercês, marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro remetendo a Instrução relativa ao mandato do novo governador de Benguela, entre outros assuntos.
17-Jan-1775Ofício do marquês de Pombal a Martinho de Melo e Castro, sobre as patentes do novo capitão de mar e guerra e do ajudante das ordens de Martim Lopes para sua magestade.
15-Jan-1774Alvará por que vossa majestade ordena extintos os empregos de superintendente e administradores do estanco do tabaco de Goa.
7-Jan-1775Ofício do marquês de Pombal a Martinho de Melo e Castro remetendo decreto para ser assinado e ser apresentado à casa da suplicação.
5-Sep-1770Carta/ofício do conde de Oeiras para a Junta da Administração e Arrecadação da Fazenda do reino de Angola, informando que o rei era servido mandar que a dita junta remetesse um catálogo das ordens relativas à arrecadação da Fazenda Real que naquele reino se houverem recebido.
25-Feb-1771Instruções que sua majestade manda expedir à Junta da Fazenda real da cidade de Goa, com a provisão de 25 de abril de 1771, relativa às províncias de Ponda, Zambauli e Canacona, para a respeito delas se observarem na referida junta.
30-Dec-1773Carta do marquês de Pombal para Manuel Gomes de Carvalho e Silva, sobre a encomenda de remessas de armas para os regimentos portugueses em Portugal e nas colónias
15-Jul-1772Carta/ofício do marquês de Pombal para D. José Joaquim Lobo da Silveira, indicando que, a benefício da melhor reputação da venda dos géneros que costumam vir da Índia, por conta da Real Fazenda da rainha, se fazia necessário que os leilões fossem feitos dentro da Casa da Índia, como se praticava nas vendas públicas do comércio, tendo dado as ordens necessárias, nesse sentido, a Manuel Pereira de Faria, contador geral do Erário Régio.
30-Dec-1773Cópia de dois capítulos de um aviso do ilustríssimo e excelentíssimo senhor marquês de Pombal, da data de 30 de dezembro de 1773, dirigido ao tenente-general da artilharia Manuel Gomes de Carvalho e Silva
20-Sep-1771Ofício do marquês de Pombal para Manuel Nicolau Esteves Negrão, para que este se dirija ao navio mouro de comum acordo com o provedor dos armazéns, José Joaquim de Lavre, e fazendo-se acompanhar do intérprete Paulo de Carvalho e Mendonça, e que proceda a um interrogatório aos arrais e equipagem do navio
23-Oct-1773Carta/ofício do marquês de Pombal para D. José Joaquim Lobo da Silveira, informando que, tendo sido presente ao rei a petição inclusa do capitão, sobre-cargas, oficiais e mais carregadores da nau Nossa Senhora da Penha de França e São Francisco de Paula, que ultimamente chegou a Macau, e a informação que o próprio Lobo da Silveira e Inácio Pedro Quintela deram sobre o dito requerimento, o rei era servido determinar que das fazendas rematadas nos leilões não deviam os diretores tirar a comissão que pertendiam, etc.
9-Feb-1773Carta/ofício do marquês de Pombal para D. José Joaquim Lobo da Silveira, indicando que, a benefício da melhor reputação da venda dos géneros que vieram da Índia na nau Nossa Senhora da Caridade e São Francisco de Paula, por conta e risco da Real Fazenda do rei, se fazia necessário que os leilões fossem feito dentro da Casa da Índia, como se praticava nas vendas públicas do comércio, tendo dado as ordens necessárias, nesse sentido, a José de Brito, contador geral do Erário Régio.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 871