Bibliotecas Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 799
Issue DateTitleAuthor(s)
7-Jul-1778Carta de marquês de Pombal para seu filho Henrique José de Carvalho e Melo remetendo-lhe dois papéis juntos à inquirição sobre um libelo de António Mascarenhas.
8-Dec-1779Carta do marquês de Pombal a seu filho Henrique José de Carvalho e Melo
8-Dec-1779Carta do marquês de Pombal a seu filho Henrique José de Carvalho e Melo, dando conta das suas moléstias e últimas vontades e ordenando-lhe que não abandone a casa e só o venha buscar quando falecer.
8-Dec-1779Carta do marquês de Pombal a seu filho Henrique José de Carvalho e Melo, sobre o agravamento do seu estado de saúde, após longos e penosos interrogatórios a que foi sujeito por parte do deputado da Mesa da Consciência e Ordens, José Luís França.
-Carta de Carvalho e Melo ao reitor da Universidade de Coimbra sobre a planta que os professores italianos delinearam para o Jardim Botânico.
-Recurso do Marquês de Pombal a D. Maria I, mostrando que nunca adquiriu nem possuiu riquesas com prejuízo da fazenda real ou de particulares.
-Compêndio Histórico, Político, honras e magnificências que […] inerentes ao carácter de […] Ministro das Grandes Cortes da Europa
-Papel de Carvalho e Melo, truncado, contendo apenas o seguinte texto: "e prepotencia. Por cujo conhecimento mandou Sua Majestade suprimir os referidos breves e responder ao Papa sobre eles o que consta das cartas registadas no livro de Roma: quero dizer: dos Príncipes".
1775Duas súplicas do marques de Pombal à rainha D. Mariana Vitória, mulher de D. José I, pedindo a sua demissão
1-Mar-1777Súplica do marquês de Pombal a D. Maria I, aludindo ao duque de Sully que, caído em desgraça, obteve a clemência da rainha Maria de Medicis, e solicitando que a soberana o escuse dos lugares que ocupava e o autorize a retirar-se para Pombal.
1-Mar-1777Memorial do marquês de Pombal a D. Maria I sobre o estado do Erário Régio, apresentando um cálculo do dinheiro nele existente e dos diamantes que se achariam no gabinete do falecido D. José I.
6-Mar-1777Carta de Carvalho e Melo a Francisco Macleane, pedindo-lhe para apresentar esta carta a D. Maria I, a fim de obter dela as ordens relativas ao destino a dar à companhia franca e guarda que D. José I lhe concedeu, visto que, pela sua idade e achaques, se vai retirar para Pombal.
27-Feb-1777Memoria [dirigida a D. Maria I] que o Marquês deu a D. Pedro III em que lhe pede nomeie Ministros de Estado que ocupem os Ministerios em que ele por muito velho não pode permanecer…
1-Mar-1777Súplica do marquês de Pombal a D. Maria I, pedindo a escusa dos lugares que ocupava e a permissão para ir viver para Pombal.
Mar-1777Petição do marquês de Pombal a D. Maria I, esclarecendo os meios de aquisição dos grandes bens da sua casa.
14-Jul-1777Carta de marquês de Pombal para um correspondente não identificado sobre a Quinta de Santarém. Refere existir informação para excluir o direito que o seu interlocutor considerava ter sobre a quinta. Incita o seu correspondente a recorrer à justiça nesta causa.
1778Recurso à rainha D. Maria I feito pelo marquês de Pombal sobre as questões que se levantaram em relação às suas riquezas.
10-Jan-1778Carta do marquês de Pombal a seu filho Henrique José de Carvalho e Melo contando-lhe os factos que ocorreram após a morte do seu fiel e honrado criado Manuel da Fonseca Homem.
10-Mar-1778Carta de marquês de Pombal para seu filho Henrique José de Carvalho e Melo, a propósito de uma causa de Tomé Dias Vieira, rendeiro e morador em Setúbal, ao qual sempre protegera, assim como a seu genro, actual Corregedor de Coimbra, dando indicações ao seu filho de como proceder nesta matéria.
10-Mar-1778Carta de marquês de Pombal para seu filho Henrique José de Carvalho e Melo sobre a causa das Janelas Verdes que ele, de nenhum modo, deveria responder perante o juiz privativo da administração da casa de Matias Aires Ramos. Refere que se tinha demitido da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, gozando do privilégio do foro da Correição do Civel da Corte, concedido a dezembargadores titulares e aposentados.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 799