Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/25052
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMurta, Daniel-
dc.date.accessioned2013-07-12T14:44:32Z
dc.date.accessioned2020-10-04T10:24:49Z-
dc.date.available2013-07-12T14:44:32Z
dc.date.available2020-10-04T10:24:49Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.issn2183-203X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/25052-
dc.description.abstractProcede-se à definição do oligopólio dos jornais desportivos em Portugal, sendo descrita a sua evolução no último vinténio. O mercado é modelizado com recurso à teoria de jogos, supondo uma escolha do número e posicionamento das edições semanais por parte dos jornais, a que se segue uma decisão sobre quantidades (ou preços). Num contexto de diferenciação horizontal de tipo discreto, com economias de escala e gama, assimetrias entre procuras e crescimento das mesmas, são discutidos e ilustrados os conceitos de equilíbrio perfeito e de substituibilidade próxima e distante em relação à quantidade e ao preço.por
dc.description.abstractCet article présente la définition de l’oligopole des journaux sportifs au Portugal et on décrit son évolution dans les derniers vingts ans. Le marché est modelé par recours à la théorie des jeux. On suppose un choix du nombre et de la position des éditions dans la semaine à laquelle il se suit une décision concernant les quantités (ou les prix). Dans un environnement de différentiation horizontale discrète, avec des économies d’échelle et de gamme, on analyse des asymétries entre plusieurs demandes et la croissance des ces demandes, les concepts d’équilibre parfait et de substituabilité prochaine et distante par rapport aux quantités et aux prix.fra
dc.description.abstractThe Portuguese oligopoly for sports newspapers is defined and a description of its evolution in the last twenty years is presented. The market is modelled in a game theoretical framework, in which the newspapers choose the number and positioning of their weekly editions, and afterwards decide on the optimal quantities to produce (or prices to charge). In a context of discrete horizontal differentiation, economies of scale and scope, demand asymmetries and demand growth, the concepts of perfect equilibrium and close or distant substitutability in regard to price or quantity are discussed and illustrated.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
dc.titleO Mercado Português dos Jornais Desportivos: modelização à luz da Teoria de Jogos e diferenciação horizontalpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionNotas Económicas nº 11-
uc.publication.firstPage102-
uc.publication.issue11-
uc.publication.lastPage121-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleNotas Económicas-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/25052/266258/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/25052/266258/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12112762-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Notas Económicas
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
notaseconomicas11_artigo6.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.