Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/30068
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo, Maria Joana-
dc.date.accessioned2014-05-12T10:33:18Z
dc.date.accessioned2020-10-04T00:49:45Z-
dc.date.available2014-05-12T10:33:18Z
dc.date.available2020-10-04T00:49:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn2182-8830-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/30068-
dc.description.abstractEste artigo trata a questão do final feliz na primeira manifestação cultural audiovisual que foi a tragédia grega, relacionando características típicas da tragédia e do melodrama, tais como as soluções ex-machina e o alogon aristotélico, o pathos, as lágrimas e os lamentos, principais motivos da crítica de Platão àquela arte. Seguindo a Poética de Aristóteles, incidi na contradição entre os capítulos 13 e 14, em que se prescreve respetivamente um final infeliz e feliz. Concluí que a tragédia grega não difere do melodrama no que são as características apontadas como exclusivas da primeira, diferindo noutras, muito estanques, definidas por Aristóteles e que, até hoje, não permitem permeabilidade entre formas altas e baixas da cultura de massas, indicando, ao contrário do que a bibliografia afirma, que não se deve a Aristóteles o desvio da tragédia grega para o melodrama.por
dc.description.abstractThis paper addresses the happy ending in Greek tragedy – viewed as the first audiovisual mass-culture manifestation –, connecting features specifically assigned to tragedy and melodrama, such as ex-machina endings and the Aristotelian alogon, pathos, tears and moans, which gave Plato the main reason to oppose that form of art. Following Aristotle’s precepts in the Poetics, I will focus on the contradiction between chapters 13 and 14, in which he prescribes a happy and an unhappy ending. I have concluded that there is little difference between tragedy and melodrama as pertains to the exclusive features of Greek tragedy, but that there is a great difference when focusing on the features proposed by Aristotle, who therefore can not be held responsible for the shifting of tragedy towards melodrama.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Literatura Portuguesa-
dc.subjectAristotleeng
dc.subjectPoeticseng
dc.subjectHappy Endeng
dc.subjectTragedyeng
dc.subjectMelodramaeng
dc.subjectFilmeng
dc.subjectAristótelespor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectFinal Felizpor
dc.subjectTragédiapor
dc.subjectMelodramapor
dc.subjectCinemapor
dc.titleUm trágico final felizpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMatlit v.1, nº 2-
uc.publication.firstPage107-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage124-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMatlit: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura-
uc.publication.volume1por
dc.identifier.doi10.14195/2182-8830_1-2_7-
uc.publication.sectionSecção não temática-
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/30068/263772/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/30068/263772/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12075496-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Matlit
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mt2_artigo7.pdf469.25 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.