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Title: Atividades práticas para o ensino da estabilidade de taludes com base em casos reais
Other Titles: Teaching slope stability through practical activities based on case studies
Authors: Rola, A.
Quinta‑Ferreira, M.
Gomes, C.
Keywords: Geosciences;Slope zone;STS‑E Education;Teaching materials;Educação CTS‑A;Geociências;Materiais didáticos;Zonas de vertente
Issue Date: 2012
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/24405
Abstract: In this study we have planned, prepared and validated teaching materials for STS‑E, based on a case study described in the literature – the Elísio de Moura Avenue earth flow, occurred in Coimbra, on December 27, 2000. This subject belongs to the theme Natural Hazards and Problems of Anthropogenic Occupation (slope areas), in the 11th grade of the Biology and Geology programme. These materials were evaluated by 21 students, 9 girls and 12 boys, aged between 16 and 18, attending 11th grade Biology and Geology classes, in a school in the municipality of Viseu. They completed a questionnaire in class, after the implementation of the didactic materials. This questionnaire had 8 closed‑ended questions with a scale of 1 to 5 and an open‑ended question requiring suggestions, comments or opinions. We also carried out a structured interview with 3 teachers. The students considered the practical activities important for the understanding of natural hazards associated with slope zones. The teachers expressed a similar opinion.
Neste estudo foram planeados, elaborados e validados materiais didáticos para o ensino CTS‑A, a partir de um caso descrito na literatura – o deslizamento na Av. Elísio de Moura, ocorrido em Coimbra, no dia 27 de dezembro de 2000. A temática enquadra‑se no programa de Biologia e Geologia do 11º ano, no tema Riscos Naturais e Problemas de Ocupação Antrópica (zonas de vertente). Os materiais didáticos foram implementados a 21 alunos, 9 raparigas e 12 rapazes, com idades entre os 16 e os 18 anos, do 11º ano de Biologia e Geologia, de uma escola do concelho de Viseu, que preencheram um questionário, na aula seguinte à da aplicação dos materiais. Este questionário era composto por 8 questões de resposta fechada, numa escala de 1 a 5, e por uma questão de resposta aberta, onde se pedia a apresentação de sugestões, críticas ou opiniões. Foi também realizada uma entrevista semiestruturada a 3 professores. Os alunos consideraram as atividades práticas pouco complexas e importantes para a compreensão da problemática dos riscos naturais associados às zonas de vertentes. Estes resultados estão em concordância com a perceção manifestada pelos professores.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/31360
ISBN: 978-989-26-0533-3 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-26-0533-3_10
Rights: open access
Appears in Collections:Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono

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