Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31360
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRola, A.
dc.contributor.authorQuinta‑Ferreira, M.
dc.contributor.authorGomes, C.
dc.date.accessioned2014-06-19T11:40:26Z
dc.date.accessioned2020-09-18T16:45:26Z-
dc.date.available2014-06-19T11:40:26Z
dc.date.available2020-09-18T16:45:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-26-0533-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/31360-
dc.description.abstractIn this study we have planned, prepared and validated teaching materials for STS‑E, based on a case study described in the literature – the Elísio de Moura Avenue earth flow, occurred in Coimbra, on December 27, 2000. This subject belongs to the theme Natural Hazards and Problems of Anthropogenic Occupation (slope areas), in the 11th grade of the Biology and Geology programme. These materials were evaluated by 21 students, 9 girls and 12 boys, aged between 16 and 18, attending 11th grade Biology and Geology classes, in a school in the municipality of Viseu. They completed a questionnaire in class, after the implementation of the didactic materials. This questionnaire had 8 closed‑ended questions with a scale of 1 to 5 and an open‑ended question requiring suggestions, comments or opinions. We also carried out a structured interview with 3 teachers. The students considered the practical activities important for the understanding of natural hazards associated with slope zones. The teachers expressed a similar opinion.eng
dc.description.abstractNeste estudo foram planeados, elaborados e validados materiais didáticos para o ensino CTS‑A, a partir de um caso descrito na literatura – o deslizamento na Av. Elísio de Moura, ocorrido em Coimbra, no dia 27 de dezembro de 2000. A temática enquadra‑se no programa de Biologia e Geologia do 11º ano, no tema Riscos Naturais e Problemas de Ocupação Antrópica (zonas de vertente). Os materiais didáticos foram implementados a 21 alunos, 9 raparigas e 12 rapazes, com idades entre os 16 e os 18 anos, do 11º ano de Biologia e Geologia, de uma escola do concelho de Viseu, que preencheram um questionário, na aula seguinte à da aplicação dos materiais. Este questionário era composto por 8 questões de resposta fechada, numa escala de 1 a 5, e por uma questão de resposta aberta, onde se pedia a apresentação de sugestões, críticas ou opiniões. Foi também realizada uma entrevista semiestruturada a 3 professores. Os alunos consideraram as atividades práticas pouco complexas e importantes para a compreensão da problemática dos riscos naturais associados às zonas de vertentes. Estes resultados estão em concordância com a perceção manifestada pelos professores.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/24405por
dc.rightsopen access-
dc.subjectGeoscienceseng
dc.subjectSlope zoneeng
dc.subjectSTS‑E Educationeng
dc.subjectTeaching materialseng
dc.subjectEducação CTS‑Apor
dc.subjectGeociênciaspor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectZonas de vertentepor
dc.titleAtividades práticas para o ensino da estabilidade de taludes com base em casos reaispor
dc.title.alternativeTeaching slope stability through practical activities based on case studieseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage105-
uc.publication.lastPage112-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0533-3_10-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaCiências Naturaispor
uc.publication.bookTitlePara aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/31360/218605/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/31360/218605/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11294998-
uc.publication.parentItemId52123-
uc.itemId71858-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10-para_aprender_com_a_terra_v.f..pdf662.15 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.