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https://hdl.handle.net/10316.2/31360
Title: | Atividades práticas para o ensino da estabilidade de taludes com base em casos reais | Other Titles: | Teaching slope stability through practical activities based on case studies | Authors: | Rola, A. Quinta‑Ferreira, M. Gomes, C. |
Keywords: | Geosciences;Slope zone;STS‑E Education;Teaching materials;Educação CTS‑A;Geociências;Materiais didáticos;Zonas de vertente | Issue Date: | 2012 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/24405 | Abstract: | In this study we have planned, prepared and validated teaching materials
for STS‑E, based on a case study described in the literature – the Elísio de Moura
Avenue earth flow, occurred in Coimbra, on December 27, 2000. This subject belongs to
the theme Natural Hazards and Problems of Anthropogenic Occupation (slope areas), in the
11th grade of the Biology and Geology programme. These materials were evaluated by 21 students,
9 girls and 12 boys, aged between 16 and 18, attending 11th grade Biology and Geology
classes, in a school in the municipality of Viseu. They completed a questionnaire in class, after
the implementation of the didactic materials. This questionnaire had 8 closed‑ended questions
with a scale of 1 to 5 and an open‑ended question requiring suggestions, comments or
opinions. We also carried out a structured interview with 3 teachers. The students considered
the practical activities important for the understanding of natural hazards associated with
slope zones. The teachers expressed a similar opinion. Neste estudo foram planeados, elaborados e validados materiais didáticos para o ensino CTS‑A, a partir de um caso descrito na literatura – o deslizamento na Av. Elísio de Moura, ocorrido em Coimbra, no dia 27 de dezembro de 2000. A temática enquadra‑se no programa de Biologia e Geologia do 11º ano, no tema Riscos Naturais e Problemas de Ocupação Antrópica (zonas de vertente). Os materiais didáticos foram implementados a 21 alunos, 9 raparigas e 12 rapazes, com idades entre os 16 e os 18 anos, do 11º ano de Biologia e Geologia, de uma escola do concelho de Viseu, que preencheram um questionário, na aula seguinte à da aplicação dos materiais. Este questionário era composto por 8 questões de resposta fechada, numa escala de 1 a 5, e por uma questão de resposta aberta, onde se pedia a apresentação de sugestões, críticas ou opiniões. Foi também realizada uma entrevista semiestruturada a 3 professores. Os alunos consideraram as atividades práticas pouco complexas e importantes para a compreensão da problemática dos riscos naturais associados às zonas de vertentes. Estes resultados estão em concordância com a perceção manifestada pelos professores. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31360 | ISBN: | 978-989-26-0533-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0533-3_10 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono |
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