Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31630
Title: A (re)valorização de outras fontes históricas: a problemática dos manuais escolares
Authors: Monteiro, Augusto José
Keywords: Fonte/documento;Manual escolar;Livros de leitura;Saberes;Ideologias/mentalidades/imaginários
Issue Date: 2010
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/2952
Abstract: De documentos ignorados a fontes valorizadas – o seu reposicionamento no âmbito dos estudos históricos e da educação. Caracterização dos manuais escolares (ME ): estatutos e funções. Os ME como fontes históricas: sua importância para a construção da história da educação, das ideias e das mentalidades e para o estudo do imaginário. A complexa natureza dos ME : instrumentos pedagógicos, culturais e ideológicos. Veículos de saberes, de ideias, de valores; de «representações do mundo, do homem e do homem no mundo». O papel dos ME nos processos de doutrinação e de socialização, na construção das memórias (individual e social), no forjar «da estrutura intelectual dos povos». Ao serviço do poder e da política – estratégias de controlo dos ME (em especial dos de história e de língua portuguesa). Problemas na análise dos ME : da influência potencial à influência real. Os «livros de leitura» (LL): multifuncionalidade, centralidade e utilização intensiva (sobretudo na escola primária). Para a história dos LL (dos fins da Monarquia ao 25 de Abril): continuidades/permanências e inovações…
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/31630
ISBN: 978-989-26-0199-1
DOI: 10.14195/978-989-26-0199-1_25
Rights: open access
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