Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31630
Title: | A (re)valorização de outras fontes históricas: a problemática dos manuais escolares | Authors: | Monteiro, Augusto José | Keywords: | Fonte/documento;Manual escolar;Livros de leitura;Saberes;Ideologias/mentalidades/imaginários | Issue Date: | 2010 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/2952 | Abstract: | De documentos ignorados a fontes valorizadas – o seu reposicionamento no âmbito dos estudos históricos e da educação. Caracterização dos manuais escolares (ME ): estatutos e funções. Os ME como fontes históricas: sua importância para a construção da história da educação, das ideias e das mentalidades e para o estudo do imaginário. A complexa natureza dos ME : instrumentos pedagógicos, culturais e ideológicos. Veículos de saberes, de ideias, de valores; de «representações do mundo, do homem e do homem no mundo». O papel dos ME nos processos de doutrinação e de socialização, na construção das memórias (individual e social), no forjar «da estrutura intelectual dos povos». Ao serviço do poder e da política – estratégias de controlo dos ME (em especial dos de história e de língua portuguesa). Problemas na análise dos ME : da influência potencial à influência real. Os «livros de leitura» (LL): multifuncionalidade, centralidade e utilização intensiva (sobretudo na escola primária). Para a história dos LL (dos fins da Monarquia ao 25 de Abril): continuidades/permanências e inovações… | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31630 | ISBN: | 978-989-26-0199-1 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0199-1_25 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Outros combates pela história |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
29-augusto_jos__monteiro.pdf | 5.04 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.