Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31632
Title: | Para outras leituras da História da educação: o papel da arquitectura escolar | Authors: | Rodrigues, António Simões | Keywords: | Beneméritos;Instituições;Arquitectos;Ensino público;Escolas | Issue Date: | 2010 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/2952 | Abstract: | A visão que se pretende traçar apoia-se nos factos entendidos como fundamentais no diálogo entre os projectos educativos e a concepção dos espaços escolares que as imagens ajudam a ilustrar e a percepcionar a sua importância social. O Estado ao assumir a responsabilidade do ensino público das primeiras letras lançou reformas sobre a sua estrutura, duração, conteúdos e obrigatoriedade, legislou sobre as regras a ter em conta nos edifícios escolares e abriu concursos públicos para o cumprimento dos seus projectos. É de 1866, reinado de D. Luís, a primeira legislação portuguesa que estabeleceu regras sobre os edifícios escolares, contemplando as escolas a construir na sequência da doação do Conde Ferreira. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31632 | ISBN: | 978-989-26-0199-1 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0199-1_26 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Outros combates pela história |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
30-ant_nio_sim_es_rodrigues.pdf | 582.87 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.