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https://hdl.handle.net/10316.2/33420
Title: | Considerações sobre o Al-Farabi de Leo Strauss | Authors: | Abranches, André | Keywords: | Al‑Farabi;Leo Strauss;Plato;Aristotle;Heidegger;Pre‑Socratics;Pagans;Heretics;Political Philosophy;Political Science;Political;Esoterism;Justice;Happiness;Perfection;Virtue;Al‑Farabi;Leo Strauss;Platão;Aristóteles;Heidegger;Pré‑socráticos;Paganismo;Heretismo;Filosofia política;Ciência política;Política;Esoterismo;Justiça;Felicidade;Perfeição;Virtude | Issue Date: | 2013 | Publisher: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos | Abstract: | Este artigo pretende investigar a questão da verdadeira natureza da
filosofia política de Al‑Farabi.
Para esse efeito – e depois de se efectuar uma breve
introdução sobre o estado de arte ‑,
procurou‑se
compreender a controversa e poderosíssima
tese de Leo Strauss – o grande percursor contemporâneo dos estudos
sobre Farabi. Procurámos demonstrar que para Strauss, Farabi era essencialmente
platónico; melhor, um verdadeiro platonista: aquele que compreendeu, conservou
e reproduziu a verdadeira natureza da filosofia platónica. Segundo Strauss, Farabi
seria um verdadeiro platonista por dotar, à imagem do seu Platão, a sua filosofia
de uma forma peculiar: de uma forma política. A forma política da filosofia é
assim o primeiro significado da filosofia de Farabi, o mais imediato, mas não o
último. Neste sentido, Farabi entenderia a forma política da filosofia como um
processo platónico de auto‑consciência
que recai sobre a filosofia socrática. Se
a filosofia socrática for já uma transformação da filosofia pré‑socrática,
por um
lado, e pressupuser uma nova compreensão dos fenómenos humanos e naturais,
por outro, ou, dito de outra forma, se a filosofia socrática já for uma filosofia
da política, para Strauss a filosofia de Farabi, o verdadeiro platonismo, é uma
filosofia da política (homem) e na política (cidade). É no significado da filosofia
política como um todo que, segundo Strauss, se poderá desvendar o sentido último
da perfeição e felicidade humanas na obra de Farabi, bem como compreender o
genuíno ensinamento do seu grande predecessor – Platão. This essay intends to shed light on the question of the true nature of Al‑Farabi’s political philosophy. To this end – and after a brief introduction about the state of art –, we sought to understand Leo Strauss’s controversial and powerful thesis – the great contemporary forerunner of Farabi’s studies. We sought to demonstrate that for Strauss Farabi was essentially a Platonist; nay, a true Platonist: that who understood, preserved and reproduced the true nature of Platonic philosophy. According to Strauss, Farabi is a true Platonist by endowing, like Plato, his philosophy with a very peculiar form: a political form. The political form is thus the first meaning of Farabi’s philosophy, the most immediate, but not its ultimate meaning. Hence, Farabi understood the political form of philosophy as a process of self‑knowledge that befalls on Socratic philosophy. If Socratic philosophy is already a transformation of pre‑Socratic philosophy, on one hand, and if it presupposes a new understanding of natural and human phenomena, on the other, or, in other words, if Socratic philosophy is already a philosophy about or of the political, for Strauss, Farabi’s philosophy, true Platonism, is a philosophy of the political (man) and in the political (city). It is in the meaning of political philosophy as a whole that, according to Strauss, one can not only unveil the ultimate meaning of human perfection and happiness in Farabi’s work, but also to understand the genuine teaching of his great predecessor – Plato. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/33420 | ISSN: | 0872-0851 | DOI: | 10.14195/0872-0851_43_2 |
Appears in Collections: | Revista Filosófica de Coimbra |
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