Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34796
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dc.contributor.authorSouza, Carla Juscélia de Oliveira
dc.date.accessioned2014-12-11T12:34:03Z
dc.date.accessioned2020-09-09T18:06:33Z-
dc.date.available2014-12-11T12:34:03Z
dc.date.available2020-09-09T18:06:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-96253-3-4
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/34796-
dc.description.abstractA escola, tempo e espaço para educação básica de criança e jovem brasileiros, move-se em direção à construção de sujeitos cidadãos. O movimento compreende ações diversas, entre elas o ensino e aprendizagem de conteúdos significativos organizados em disciplinas escolares. Atentos a esses princípios, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e propostas didático-pedagógicas que considerem a temática “Áreas de risco socioambiental” têm sido desenvolvidos no âmbito acadêmico, a partir de realidades locais e de escolas públicas de Belo Horizonte. Este texto apresenta e discute o tipo de abordagem e os conteúdos referentes a riscos presentes em três trabalhos de TCC. Nessa discussão foram considerados os conceitos vulnerabilidade, perigo e risco, importantes na literatura referente a Riscos. Cada um dos trabalhos analisados contemplou a questão “Risco” de maneira direta ou indireta em pesquisas que consideraram abordagem do tema pelas perspectivas da percepção ambiental, da concepção de riscos e dos saberes escolar. Nas áreas onde os três estudos foram realizados existe o risco de inundação no entorno das escolas e na vila Bacuraus. Na discussão foram valorizados a importância e o papel social da geografia escolar. A análise e discussão desses trabalhos mostraram possibilidades didático-pedagógicas com assuntos que podem ser desdobrados do tema, mas, também, a necessidade de mais leituras e fundamentação teórica sobre o tema risco.por
dc.language.isopor-
dc.publisherRISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurançapor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/34789por
dc.rightsopen access-
dc.subjectRiscopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGeografiapor
dc.titleRisco ambiental e vulnerabilidade: discussão conceitual a partir de trabalhos de conclusão de curso em Belo Horizonte - Minas Gerais/Brasilpor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage29-
uc.publication.lastPage33-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-96253-3-4_4-
uc.publication.sectionCapitulo 1 - Teoria, modelos conceptuais e comunicação do riscopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleMultidimensão e territórios de risco-
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