Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34797
Title: Levantamento da concepção de risco ambiental e áreas de risco na escola básica em São João del Rei – Brasil: resultado preliminar
Authors: Ferreira, André Barbosa Ribeiro
Tarôco, Larissa Trindade
Souza, Carla Juscélia de Oliveira
Keywords: Concepção;Risco Ambiental;Educação Geográfica
Issue Date: 2014
Publisher: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/34789
Abstract: Os desastres ambientais ocorrem em todo mundo com frequência, devido à combinação de fatores naturais e à intensificação e ação antrópica. Diante disso, surgiu o interesse por investigar a maneira como o tema é discutido na disciplina de Geografia, em duas escolas públicas de São João del-Rei, por meio de um projeto piloto, no âmbito de pesquisa de iniciação científica em andamento. Esse objetivou efetuar diagnóstico sobre o conhecimento e a concepção de risco ambiental e área de risco presentes entre alunos, além de investigar como o assunto é trabalhado pelos professores de Geografia. O levantamento e diagnóstico serão feitos através da coleta de informações por meio de questionário semiestruturado e, também pela observação em sala de aula durante a discussão do assunto. As bases teóricas que fundamentam a pesquisa encontram-se no contexto da Geografia e da Psicologia, referentes à noção de representação, percepção e de “Riscos”. A fase atual do trabalho compreende leituras, contato com os sujeitos das escolas e início da coleta de dados nas escolas. Durante a coleta, ainda sem a análise das respostas escritas, foi possível constatar entre as falas dos alunos a ideia de que em situação de inundações das casas o que tem há fazer é esperar a água abaixar, como acontece sempre quando há inundações na cidade. Os resultados finais estão previstos para novembro de 2014. A partir deles, espera-se propor atividades e ações com intuito de alertar, orientar e educar a população escolar para os riscos ambientais.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34797
ISBN: 978-989-96253-3-4
DOI: 10.14195/978-989-96253-3-4_5
Rights: open access
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5.pdf3.13 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.