Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34799
Title: Importância da comunicação do risco em destinos turísticos com perigosidade natural elevada: o caso da ilha da Madeira
Authors: Neves, Daniel Márcio F.
Zêzere, José Luís
Keywords: Comunicação do Risco;Segurança;Autoproteção;Destino Turístico;Imagem
Issue Date: 2014
Publisher: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/34789
Abstract: Considerando que a vulnerabilidade no turismo é um facto incontornável, e que os turistas costumam observar e privilegiar os destinos que evidenciam medidas e ações viradas para a sua segurança e bem-estar, torna-se relevante comunicar riscos e medidas de autoproteção adequadas às características físicas dos territórios, bem como às atividades turísticas desenvolvidas. A ocorrência de fenómenos naturais com efeitos catastróficos nos últimos anos, em destinos turísticos como a Ilha da Madeira, tem contribuído para uma mudança de paradigma ao nível do conhecimento sobre os riscos em áreas turísticas, assistindo-se à adoção de políticas abertas e transparentes em alguns destinos turísticos, a fim de melhorar a imagem, reputação e confiança dos mercados. Contudo, verifica-se que a grande dificuldade reside na forma de comunicar o risco - informação útil sobre situações de risco para que o turista se sinta protegido e ao mesmo tempo seja protagonista da sua própria segurança,- o que por vezes leva à omissão dos riscos, por preconceitos relacionados com o alarmismo e impactos negativos para a imagem do destino turístico. Neste contexto, os locais na Ilha da Madeira normalmente procurados pelos turistas para obtenção de informações e/ou orientações (ex. Postos de Turismo), bem como os colaboradores ligados ao sector do turismo e hotelaria, devem estar habilitados e munidos de informações sobre possíveis riscos e lugares críticos (pontos que carecem de atenção redobrada no domínio da segurança por parte dos turistas), bem como ao nível da divulgação de comportamentos e medidas de autoproteção a adotar. Adicionalmente, a organização de campanhas direcionadas para consciencialização da população criará condições favoráveis para a implementação de estratégias de comunicação e gestão de situações de risco.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34799
ISBN: 978-989-96253-3-4 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-96253-3-4_7
Rights: open access
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco

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