Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34878
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dc.contributor.authorTalaia, Mário
dc.contributor.authorSilva, Marta
dc.date.accessioned2014-12-12T16:54:44Z
dc.date.accessioned2020-09-09T18:06:55Z-
dc.date.available2014-12-12T16:54:44Z
dc.date.available2020-09-09T18:06:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-96253-3-4 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/34878-
dc.description.abstractEstudos mostram que o ambiente térmico pode influenciar o ensino e aprendizagem diminuindo os resultados de avaliação. Neste trabalho são usados índices térmicos e uma escala de cores de sensação térmica, onde os alunos aquando da realização de questões problema no final de aulas selecionavam a sua zona de conforto/ desconforto. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pela performance do ambiente térmico. Para o verão e quando a sensação térmica está na zona de conforto os resultados obtidos, em termos de avaliação, são positivos. Quando os valores da sensação térmica divergem da zona de conforto registam-se resultados negativos, abaixo de 50% numa escala de 0% a 100%. A análise dos resultados obtidos mostra, ainda, que este método é uma ferramenta importante para avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto, afectando o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherRISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurançapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/34789por
dc.rightsopen access-
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectsensação térmicapor
dc.subjectavaliação e índices térmicospor
dc.titleAmbiente térmico de sala de aula pode condicionar o desenvolvimento de competências e avaliação de alunospor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage453-
uc.publication.lastPage457-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-96253-3-4_77-
uc.publication.sectionCapítulo 3.3 - Riscos ambientais e saúdepor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno77-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleMultidimensão e territórios de risco-
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uc.publication.parentItemId53875-
uc.itemId70159-
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