Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/34878
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Talaia, Mário | |
dc.contributor.author | Silva, Marta | |
dc.date.accessioned | 2014-12-12T16:54:44Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T18:06:55Z | - |
dc.date.available | 2014-12-12T16:54:44Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T18:06:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-96253-3-4 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/34878 | - |
dc.description.abstract | Estudos mostram que o ambiente térmico pode influenciar o ensino e aprendizagem diminuindo os resultados de avaliação. Neste trabalho são usados índices térmicos e uma escala de cores de sensação térmica, onde os alunos aquando da realização de questões problema no final de aulas selecionavam a sua zona de conforto/ desconforto. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pela performance do ambiente térmico. Para o verão e quando a sensação térmica está na zona de conforto os resultados obtidos, em termos de avaliação, são positivos. Quando os valores da sensação térmica divergem da zona de conforto registam-se resultados negativos, abaixo de 50% numa escala de 0% a 100%. A análise dos resultados obtidos mostra, ainda, que este método é uma ferramenta importante para avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto, afectando o processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.publisher | RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | sensação térmica | por |
dc.subject | avaliação e índices térmicos | por |
dc.title | Ambiente térmico de sala de aula pode condicionar o desenvolvimento de competências e avaliação de alunos | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 453 | - |
uc.publication.lastPage | 457 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-96253-3-4_77 | - |
uc.publication.section | Capítulo 3.3 - Riscos ambientais e saúde | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 77 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | por |
uc.publication.bookTitle | Multidimensão e territórios de risco | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/34878/210635/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/34878/210635/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11166072 | - |
uc.publication.parentItemId | 53875 | - |
uc.itemId | 70159 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
77.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.