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https://hdl.handle.net/10316.2/34878
Title: | Ambiente térmico de sala de aula pode condicionar o desenvolvimento de competências e avaliação de alunos | Authors: | Talaia, Mário Silva, Marta |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;sensação térmica;avaliação e índices térmicos | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança |
Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | Abstract: | Estudos mostram que o ambiente térmico pode influenciar o ensino e aprendizagem diminuindo os resultados de avaliação. Neste trabalho são usados índices térmicos e uma escala de cores de sensação térmica, onde os alunos aquando da realização de questões problema no final de aulas selecionavam a sua zona de conforto/ desconforto. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pela performance do ambiente térmico. Para o verão e quando a sensação térmica está na zona de conforto os resultados obtidos, em termos de avaliação, são positivos. Quando os valores da sensação térmica divergem da zona de conforto registam-se resultados negativos, abaixo de 50% numa escala de 0% a 100%. A análise dos resultados obtidos mostra, ainda, que este método é uma ferramenta importante para avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto, afectando o processo de ensino e aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/34878 | ISBN: | 978-989-96253-3-4 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-96253-3-4_77 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
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