Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34878
Title: Ambiente térmico de sala de aula pode condicionar o desenvolvimento de competências e avaliação de alunos
Authors: Talaia, Mário
Silva, Marta
Keywords: Ensino e aprendizagem;sensação térmica;avaliação e índices térmicos
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/34789
Abstract: Estudos mostram que o ambiente térmico pode influenciar o ensino e aprendizagem diminuindo os resultados de avaliação. Neste trabalho são usados índices térmicos e uma escala de cores de sensação térmica, onde os alunos aquando da realização de questões problema no final de aulas selecionavam a sua zona de conforto/ desconforto. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pela performance do ambiente térmico. Para o verão e quando a sensação térmica está na zona de conforto os resultados obtidos, em termos de avaliação, são positivos. Quando os valores da sensação térmica divergem da zona de conforto registam-se resultados negativos, abaixo de 50% numa escala de 0% a 100%. A análise dos resultados obtidos mostra, ainda, que este método é uma ferramenta importante para avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto, afectando o processo de ensino e aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34878
ISBN: 978-989-96253-3-4 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-96253-3-4_77
Rights: open access
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