Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35928
Title: Otimização da sequência de veículos na montagem final de uma empresa da indústria automóvel: estudo de um caso
Authors: Duarte, Cláudia Sofia Rodrigues
Carvalho, José Valério de
Póvoa, Ana Paula Barbosa
Keywords: Sequenciação de veículos;Planeamento da produção;Otimização;Programação inteira;Heurísticas
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/35906
Abstract: Atualmente, o aumento da concorrência nos mercados faz com que o ciclo de vida dos produtos diminua e a variedade dos produtos aumente para satisfazer as necessidades dos clientes. Por estas razões, as empresas foram obrigadas a introduzir flexibilidade nos sistemas produtivos a fim de conseguirem satisfazer a procura. Esta flexibilidade trouxe desafios nomeadamente na configuração dos layouts e no planeamento da produção. Neste contexto surge o presente trabalho que se propõe desenvolver um modelo que ajude a responder aos desafios que surgem na indústria automóvel, em que, para lidar com as flutuações da procura ao longo do ano usando eficazmente a capacidade disponível, se adotou a estratégia de montar veículos diferentes na mesma linha de produção. Esta estratégia dá origem a problemas novos que é necessário abordar. Para o efeito, desenvolvemos um modelo de programação inteira para decidir a sequenciação de veículos na linha de produção que considera a capacidade de produção limitada, que os carros para mercados especiais devem ser produzidos no início do turno, e que os carros da mesma cor devem ser agrupados. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação do Programa MIT-Portugal, e teve como referência a linha de montagem de um parceiro industrial deste projeto, cuja identidade está protegida por um acordo de confidencialidade. Os resultados da investigação indicam que é possível desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão que permite fazer o planeamento diário da sequenciação, obtendo um melhor planeamento de trabalhadores extra quando as restrições de capacidade não podem ser cumpridas, para além de permitir uma melhor sincronização entre a pintura e a montagem final e de apoiar uma melhor logística com os fornecedores de peças pintadas.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/35928
ISBN: 978-989-26-0737-5
978-989-26-0738-2 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-26-0738-2_8
Rights: open access
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