Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/35934
Title: | Transporte multiproduto por oleoduto e gestão de parque de tanques: o caso da companhia logística de combustíveis | Authors: | Relvas, Susana Póvoa, Ana Paula F. D. Barbosa Matos, Henrique A. |
Keywords: | Oleoduto multiproduto;Gestão de inventário;Escalonamento;Reescalonamento;Programação matemática;Tempo e volume contínuos | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/35906 | Abstract: | A cadeia de abastecimento do petróleo (CAP) engloba várias entidades e funções, desde a exploração e transformação de crude, até à distribuição final. A competitividade no setor e os custos crescentes têm levado os seus decisores a procurar novas estratégias e melhorias nos processos a vários níveis, nomeadamente na vertente logística desta cadeia. É exemplo de atividade logística na CAP a Companhia Logística de Combustíveis (CLC), que é responsável pela operação do oleoduto multiproduto entre a Refinaria de Sines e o Parque de Tanques em Aveiras de Cima bem como pela gestão de inventário dos derivados de petróleo que chegam ao seu centro de distribuição, em Portugal. O planeamento do transporte de produtos pelo oleoduto requer a integração da competição entre produtos no escalonamento do transporte, com o fornecimento do mercado e a produção de derivados a montante. Neste sentido, surgiu em 2005 a colaboração científico-tecnológica entre a CLC e o Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de sistematizar e otimizar o planeamento de operações a cargo desta empresa. Este objetivo passa pelo estudo do escalonamento do transporte de produtos através de oleodutos multiproduto com integração da gestão de inventário no Parque de Tanques. A metodologia adotada consiste no desenvolvimento de modelos matemáticos de programação linear inteira mista (MILP – Mixed Integer Linear Programming) suportados por heurísticas desenhadas para reduzir a complexidade do espaço de soluções e obter soluções em períodos de tempo útil. O objetivo final desta investigação é o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão para o planeamento das operações neste sistema logístico, cujo processo de validação, desenvolvimento e atualização decorre atualmente junto da CLC. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/35934 | ISBN: | 978-989-26-0737-5 978-989-26-0738-2 (PDF) |
DOI: | 10.14195/978-989-26-0738-2_13 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Investigação operacional em ação: casos de aplicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
investiga__o_operacional_artigo14.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.