Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35934
Title: Transporte multiproduto por oleoduto e gestão de parque de tanques: o caso da companhia logística de combustíveis
Authors: Relvas, Susana
Póvoa, Ana Paula F. D. Barbosa
Matos, Henrique A.
Keywords: Oleoduto multiproduto;Gestão de inventário;Escalonamento;Reescalonamento;Programação matemática;Tempo e volume contínuos
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/35906
Abstract: A cadeia de abastecimento do petróleo (CAP) engloba várias entidades e funções, desde a exploração e transformação de crude, até à distribuição final. A competitividade no setor e os custos crescentes têm levado os seus decisores a procurar novas estratégias e melhorias nos processos a vários níveis, nomeadamente na vertente logística desta cadeia. É exemplo de atividade logística na CAP a Companhia Logística de Combustíveis (CLC), que é responsável pela operação do oleoduto multiproduto entre a Refinaria de Sines e o Parque de Tanques em Aveiras de Cima bem como pela gestão de inventário dos derivados de petróleo que chegam ao seu centro de distribuição, em Portugal. O planeamento do transporte de produtos pelo oleoduto requer a integração da competição entre produtos no escalonamento do transporte, com o fornecimento do mercado e a produção de derivados a montante. Neste sentido, surgiu em 2005 a colaboração científico-tecnológica entre a CLC e o Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de sistematizar e otimizar o planeamento de operações a cargo desta empresa. Este objetivo passa pelo estudo do escalonamento do transporte de produtos através de oleodutos multiproduto com integração da gestão de inventário no Parque de Tanques. A metodologia adotada consiste no desenvolvimento de modelos matemáticos de programação linear inteira mista (MILP – Mixed Integer Linear Programming) suportados por heurísticas desenhadas para reduzir a complexidade do espaço de soluções e obter soluções em períodos de tempo útil. O objetivo final desta investigação é o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão para o planeamento das operações neste sistema logístico, cujo processo de validação, desenvolvimento e atualização decorre atualmente junto da CLC.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/35934
ISBN: 978-989-26-0737-5
978-989-26-0738-2 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-26-0738-2_13
Rights: open access
Appears in Collections:Investigação operacional em ação: casos de aplicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
investiga__o_operacional_artigo14.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.