Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35937
Title: Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes
Authors: Miguéis, Vera L.
Camanho, Ana S.
Cunha, João Falcão e
Keywords: Retalho;Promoções;Data Mining;Agrupamento;Classificação;Associação
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/35906
Abstract: Uma boa relação entre as empresas e os seus clientes é um factor essencial para a competitividade das empresas. De facto, a fidelização dos clientes é um requisito para o sucesso sustentado de uma empresa. Este artigo propõe um método de apoio ao desenho de promoções diferenciadas para empresas de retalho, que visa reforçar a relação das empresas com os seus clientes. Este método baseia-se no conhecimento extraído de dados transacionais recolhidos através de cartões de fidelização. Inicialmente, os clientes são segmentados usando o algoritmo de agrupamento k-médias e posteriormente o perfil dos clientes integrados em cada grupo é caracterizado através de uma árvore de decisão. De seguida, identificam-se os produtos que são comprados em conjunto pelos clientes de cada segmento, e que constituem a base das promoções diferenciadas propostas. O estudo apresentado é feito em colaboração com uma empresa europeia que opera no domínio do retalho de base alimentar.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/35937
ISBN: 978-989-26-0737-5
978-989-26-0738-2 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-26-0738-2_15
Rights: open access
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