Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36443
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel-
dc.date.accessioned2015-04-17T08:46:36Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:13:38Z-
dc.date.available2015-04-17T08:46:36Z
dc.date.available2020-09-24T05:13:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36443-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o cinema é também uma construção plástica e retórica da imagem, este texto tem por objectivo desenvolver uma breve reflexão sobre o cinema português, concretamente, a imagem cinematográfica em João César Monteiro, nomeadamente no que respeita à sua relação com duas rationalquestões teóricas relevantes, que igualmente conferiram o título à tese de Wilhelm Worringer, Abstracção e empatia (Abstraktion und einfühlung, 1907). Estas problemáticas serão situadas relativamente ao f i lme Re c o rda ç õ e s da casa amarela (1989), o qual constituiu um momento de relevo na história do cinema em Portugal.por
dc.description.abstractSupposant que le film est aussi une construction plastique et rhétorique de l’image, ce texte vise développer une brève réflexion sur le cinéma portugais, plus précisément, l’image cinématographique dans João César Monteiro, notamment ce qui concerne sa relation avec deux questions théoriques pertinentes, qui ont également conféré le titre à la thèse de Wilhelm Worringer, Abstraction et empathie (Abstraktion und einfühlung, 1907). Ces problématiques seront placés relativement au film Recordações da casa amarela (1989), qui a constitué un moment important dans l’histoire du cinéma au Portugal.fra
dc.description.abstractBased on the principle that cinema is also a plastic and rhetoric construction of image, this text’s goal is to develop a brief reflexion on Portuguese cinema, more specifically, the cinematographic image in João César Monteiro, namely regarding his relation with two relevant theoretical questions, which equally confer the title to the thesis of Wilhelm Worringer, Abstraction and empathy (Abstraktion und einfühlung, 1907). These problematics will be situated regarding the film Recordações da casa amarela (1989), (Memories of the yellow house) which constitutes an important moment in the history of cinema in Portugal.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectCriticismeng
dc.subjectAbstractioneng
dc.subjectEmpathyeng
dc.subjectCésar Monteiroeng
dc.subjectCinémafra
dc.subjectCritiquefra
dc.subjectAbstractionfra
dc.subjectEmpathiefra
dc.subjectCésar Monteirofra
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectAbstracçãopor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectCésar Monteiropor
dc.titleA imagem cinematográfica em João César Monteiro: recordações da casa amarela, crítica, abstracção e empatiapor
dc.title.alternativeThe cinamtographic image in João César Monteiro: recordações da casa amarela, criticism, abstraction and empathypor
dc.title.alternativeL'imagem cinematographique dans João Cesar Monteiro: recordações da casa amarela, critique, abstraction et empathiepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 10-
uc.publication.firstPage205-
uc.publication.issue10-
uc.publication.lastPage211-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_10_12-
uc.publication.sectionCrise e crítica-
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36443/239185/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36443/239185/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11607052-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Estudos do Século XX
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_imagem_cinematografica.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.