Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36826
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dc.contributor.authorDávila, Paulí-
dc.contributor.authorNaya, Luis Mª-
dc.contributor.authorAltuna, Jon-
dc.date.accessioned2015-07-02T16:30:12Z
dc.date.accessioned2020-09-24T07:52:56Z-
dc.date.available2015-07-02T16:30:12Z
dc.date.available2020-09-24T07:52:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36826-
dc.description.abstractA construção da cidadania está relacionada com os direitos humanos. Neste campo, o reconhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes é recente. A Convenção dos Direitos da Criança (CDC) de 1989 demonstrou constituir uma alteração no paradigma do conceito de infância e no reconhecimento das crianças enquanto sujeitos de direito. Neste contexto, todos os países da América Latina ratificaram o referido tratado internacional, tendo sido efetuados, nos últimos anos, avanços legislativos importantes, para além da criação de políticas públicas relativas às crianças e focadas nos direitos humanos. O objetivo do presente artigo é analisar o alcance destes direitos tendo por base os relatórios recebidos e elaborados pelo Comité dos Direitos da Criança, através dos quais o mesmo Comité se faz pronunciar, fazendo observações e dando recomendações. A análise da documentação produzida fornece informações suficientes acerca da situação das crianças na América Latina. Assim, centrar-nos-emos apenas num dos direitos mais importantes: o direito à educação, seguindo o esquema dos quatro A de Katarina Tomaševski. Através desta análise pretende-mos demonstrar a relação entre os pressupostos educativos e a realidade da infância na América Latina.por
dc.description.abstractLa construction de la citoyenneté est liée aux droits de l'homme. La reconnaissance des droits des enfants et des adolescents est récente dans ce domaine. La Convention relative aux droits de l'enfant (CRC) 1989 a entraîné un changement de paradigme du concept de l'enfance et du respect de l'enfant en tant que sujet de droit. Dans ce contexte, tous les pays d'Amérique latine ont ratifié ce traité international. Des avancées législatives significatives ont eu lieu pendant les deux dernières décennies, ainsi que le développement de politiques publiques sur les enfants qui, en général, maintiennent une approche des droits de l'homme. Le but de cet article est d'analyser la portée de ces droits à travers les rapports reçus et produits par le Comité des droits de l'enfant. Le Comité prend des décisions à partir de ses observations et recommandations. L'analyse de la documentation produite fournit suffisamment d'informations sur la situation des enfants en Amérique latine. Nous allons nous concentrer sur l'un des droits les plus importants, le droit à l'éducation, en suivant le concept des 4-A de Katarina Tomasevski. Grâce à cette analyse, nous pouvons montrer la correspondance entre les budgets de l'éducation et la réalité des enfants en Amérique latine.fra
dc.description.abstractThe construction of citizenship is related to human rights. In this field the recognition of the rights of children and adolescents is recent. The Convention on the Rights of the Child (1989) has led to a paradigm change in the concept of childhood and the consideration of children as subjects of rights. In this context, all Latin American countries have ratified this international treaty, and in the last two decades, there have been significant legislative progress as well as development of public policies on children who generally maintain a human rights approach. The aim of this article is to analyse the extent of these rights through the reports that the Committee on the Rights of the Child receives and produces. The Committee answers through their observations and recom-mendations. The analysis of the generated documentation gives us enough information about the situation of the childhood in Latin America. We will focus on one of the most important rights: the right Through this analysis we will to education, employing Tomaševski’s 4As scheme. try to show the correspondence be- tween education budgets and the reality of children in Latin America.eng
dc.language.isospa-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectChildren’s Rightseng
dc.subjectHuman Rightseng
dc.subjectRight to Educationeng
dc.subjectLatin Americaeng
dc.subjectDroits de l'enfantfra
dc.subjectDroits de l'hommefra
dc.subjectDroit à l'éducationfra
dc.subjectAmérique latinefra
dc.subjectDireitos das Criançaspor
dc.subjectDireitos Humanospor
dc.subjectDireito à Educaçãopor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.titleLos derechos de la infancia y la construcción de la ciudadanía en América Latinapor
dc.title.alternativeOs direitos das crianças e a construção da cidadania na América Latinapor
dc.title.alternativeThe children's rights and the construction of citizenship in Latin Americapor
dc.title.alternativeLes droits des enfants et la construction de la citoyennete en Amerique Latinepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 14-
uc.publication.firstPage15-
uc.publication.issue14-
uc.publication.lastPage32-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_14_1-
uc.publication.sectionDemocratização, educação e cidadania-
uc.publication.orderno2-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36826/240238/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36826/240238/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11622222-
item.fulltextWith Fulltext-
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