Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36826
Title: Los derechos de la infancia y la construcción de la ciudadanía en América Latina
Other Titles: Os direitos das crianças e a construção da cidadania na América Latina
The children's rights and the construction of citizenship in Latin America
Les droits des enfants et la construction de la citoyennete en Amerique Latine
Authors: Dávila, Paulí
Naya, Luis Mª
Altuna, Jon
Keywords: Children’s Rights;Human Rights;Right to Education;Latin America;Droits de l'enfant;Droits de l'homme;Droit à l'éducation;Amérique latine;Direitos das Crianças;Direitos Humanos;Direito à Educação;América Latina
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: A construção da cidadania está relacionada com os direitos humanos. Neste campo, o reconhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes é recente. A Convenção dos Direitos da Criança (CDC) de 1989 demonstrou constituir uma alteração no paradigma do conceito de infância e no reconhecimento das crianças enquanto sujeitos de direito. Neste contexto, todos os países da América Latina ratificaram o referido tratado internacional, tendo sido efetuados, nos últimos anos, avanços legislativos importantes, para além da criação de políticas públicas relativas às crianças e focadas nos direitos humanos. O objetivo do presente artigo é analisar o alcance destes direitos tendo por base os relatórios recebidos e elaborados pelo Comité dos Direitos da Criança, através dos quais o mesmo Comité se faz pronunciar, fazendo observações e dando recomendações. A análise da documentação produzida fornece informações suficientes acerca da situação das crianças na América Latina. Assim, centrar-nos-emos apenas num dos direitos mais importantes: o direito à educação, seguindo o esquema dos quatro A de Katarina Tomaševski. Através desta análise pretende-mos demonstrar a relação entre os pressupostos educativos e a realidade da infância na América Latina.
La construction de la citoyenneté est liée aux droits de l'homme. La reconnaissance des droits des enfants et des adolescents est récente dans ce domaine. La Convention relative aux droits de l'enfant (CRC) 1989 a entraîné un changement de paradigme du concept de l'enfance et du respect de l'enfant en tant que sujet de droit. Dans ce contexte, tous les pays d'Amérique latine ont ratifié ce traité international. Des avancées législatives significatives ont eu lieu pendant les deux dernières décennies, ainsi que le développement de politiques publiques sur les enfants qui, en général, maintiennent une approche des droits de l'homme. Le but de cet article est d'analyser la portée de ces droits à travers les rapports reçus et produits par le Comité des droits de l'enfant. Le Comité prend des décisions à partir de ses observations et recommandations. L'analyse de la documentation produite fournit suffisamment d'informations sur la situation des enfants en Amérique latine. Nous allons nous concentrer sur l'un des droits les plus importants, le droit à l'éducation, en suivant le concept des 4-A de Katarina Tomasevski. Grâce à cette analyse, nous pouvons montrer la correspondance entre les budgets de l'éducation et la réalité des enfants en Amérique latine.
The construction of citizenship is related to human rights. In this field the recognition of the rights of children and adolescents is recent. The Convention on the Rights of the Child (1989) has led to a paradigm change in the concept of childhood and the consideration of children as subjects of rights. In this context, all Latin American countries have ratified this international treaty, and in the last two decades, there have been significant legislative progress as well as development of public policies on children who generally maintain a human rights approach. The aim of this article is to analyse the extent of these rights through the reports that the Committee on the Rights of the Child receives and produces. The Committee answers through their observations and recom-mendations. The analysis of the generated documentation gives us enough information about the situation of the childhood in Latin America. We will focus on one of the most important rights: the right Through this analysis we will to education, employing Tomaševski’s 4As scheme. try to show the correspondence be- tween education budgets and the reality of children in Latin America.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/36826
ISSN: 1645-3530
1647-8622 (digital)
DOI: 10.14195/1647-8622_14_1
Appears in Collections:Revista Estudos do Século XX

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