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https://hdl.handle.net/10316.2/36839
Title: | Reorganização da rede do ensino particular e cooperativo com contrato de associação: interpelações para o planeamento estratégico da educação, a propósito do caso do Município de Coimbra | Other Titles: | Reorganising the network of private amd cooperative schools with contracts of association: inquiries about the strategic planningof education, focusing on the case of Coimbra Municipality Reorganisation du reseau de l'enseignement prive sous contrat d'association: interpellations pour la planification strategique de l'education, concernant le cas de la Municipalite de Coimbra |
Authors: | Cordeiro, A. M. Rochette Santos, Lúcia Alcoforado, Luís |
Keywords: | Private and Cooperative Education;Contract of Association;Network Reorganisation Methodology;School Demography;Coimbra Municipality;Enseignement Privé et Coopératif;Contrat d'Association;Méthodologie de Réorganisation du Réseau;Démographie Scolaire;Municipalité de Coimbra;Ensino Particular e Cooperativo;Contrato de associação;Metodologia de reorganização de rede;Demografia escolar;Município de Coimbra | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Não colocando em questão o importante
papel que as escolas privadas e
cooperativas foram desempenhando
no contexto do sistema educativo
português desde o advento da democracia, o Ministério da Educação
(ME), ao constatar em 2010 as profundas
transformações observadas
nas condições de base que estiveram
na génese da assinatura dos contratos
de associação com os estabelecimentos
de Ensino Particular e Cooperativo
(EPC), nos já longínquos anos
80 do século XX, tomou a iniciativa
de os reequacionar.
O presente artigo pretende demonstrar
a validade da metodologia adotada,
tomando como estudo de caso
o município de Coimbra, território
bastante complexo que assume uma
grande diversidade de situações, quer
físicas, quer demográficas, e que
apresenta em termos nacionais o
maior número de estabelecimentos
de EPC com contrato de associação
(EPCCA). Sans remettre en question le rôle important que les écoles privées et coopératives jouaient dans le contexte du système éducatif portugais, depuis l'avènement de la démocratie, le Ministère de l'Éducation (ME) a pris l'initiative de les repenser après avoir constaté, en 2010, que des changements profonds s'étaient produits au niveau des conditions de base qui avaient été à l'origine de la signature des contrats d'association avec les établissements d'enseignement privé et coopératif (EPC), dans les années 80. Cet article vise à démontrer la validité de la méthodologie adoptée, en prenant comme étude de cas la municipalité de Coimbra, un territoire très complexe, qui assume une grande variété de situations, physiques et démographique, et qui présente le plus grand nombre d'établissements EPC détenant un contrat d'association (EPCCA) à l'échelle nationale. Without calling into question the important role of private and cooperative schools in the Portuguese educational system since the advent of democracy, realising in 2010 that the baseline conditions of the contracts of association made with private and cooperative schools (EPC) in the long-past 1980s had undergone deep changes, the Ministry of Education (ME) has decided to revisit these contracts. This paper seeks to demonstrate the validity of the methodology adopted, using as its case study the municipality of Coimbra, a rather complex territory, which takes many different - physical and demographic - forms, and in national terms has the largest number of EPCs under contracts of association (EPCCA). |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/36839 | ISSN: | 1645-3530 1647-8622 (digital) |
DOI: | 10.14195/1647-8622_14_13 |
Appears in Collections: | Revista Estudos do Século XX |
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