Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36940
Title: O agenda setting dos media sociais no desporto: a tematização dos heróis desportivos alemães durante os Jogos Olímpicos de 2012
Other Titles: Social media agenda setting in sport: the thematisation of German sporting heroes during the Olympic Games 2012
Authors: Horky, Thomas
Stelzner, Barbara
Keywords: Social media;Olympic Games;agenda setting;thematisation;Germany;heroes;Media sociais;Jogos Olímpicos;agenda-setting;tematização;Alemanha;heróis
Issue Date: 2015
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Os media desempenham um papel importante na promoção dos heróis do desporto. As ofertas dos media sociais através de likes do Facebook e do Twitter transformam o conhecido processo de agenda setting e mediatização num processo que designamos “agenda setting dos media sociais”. Esta contribuição inicia-se com uma breve panorâmica das manifestações dos media sociais durante os Jogos Olímpicos de 2012. Ao que se seguirá um olhar mais próximo ao modelo teórico e uma avaliação do impacto e consequências potenciais deste processo. A análise de diferentes formas de tematização e de mediatização de heróis desportivos será demonstrada com recurso a estudos de caso de atletas alemães durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tendo como referência os fatores de influência do agenda setting dos media sociais, Marcel Nguyen e Christoph Fildebrandt podem ser caracterizados como os atletas mais populares durante os Jogos Olímpicos.
Media play an important role in promoting sporting heroes. Social media offerings by the likes of Facebook and Twitter transform the well-known process of agenda setting and mediatisation into a process we call “social media agenda setting”. This contribution starts with a brief overview of social media offerings during the London Olympic Games 2012. This is followed by a closer look at a theoretical model and an evaluation of the potential impact and consequences of this process. The analysis of different forms of thematisation and mediatisation of sporting heroes will be shown with the help of case studies of German athletes during the Olympic Games in London 2012. Measured by the influencing factors of “social media agenda setting”, Marcel Nguyen and Christoph Fildebrandt can be characterized as the most popular German athletes during the Olympic Games.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/36940
ISSN: 2183-5918
2183-6019 (digital)
DOI: http//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_1_5
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