Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/38132
Title: | O modelo múltiplas perspetivas no Ensino Superior: promover a análise crítica e a reflexão | Other Titles: | The multiple perspectives model in Higher Education: promoting critical analysis and reflection El modelo de múltiples perspectivas en la Educación Superior: promover el análisis crítico y la reflexión |
Authors: | Carvalho, Ana Amélia Marques, Célio Gonçalo |
Keywords: | enseñanza superior;Modelo de Múltiples Perspectivas;Teoría de Flexibilidad Cognitiva;estudio de casos;deconstrucción;reflexión;higher education;Multiple Perspectives Model;Cognitive Flexibility Theory;case studies;deconstruction;reflection;ensino superior;Modelo Múltiplas Perspetivas;Teoria da Flexibilidade Cognitiva;estudo de casos;desconstrução;reflexão | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Las reformas políticas y organizativas llevadas a cabo en la enseñanza superior,
conjugadas con la necesidad de aprender a lo largo de la vida, han dado
lugar a la búsqueda de metodologías que promueven una enseñanza basada
en la adquisición de competencias y en un aprendizaje más activo y reflexivo.
El Modelo de Múltiples Perspectivas (MoMup) surge como alternativa para
ayudar a los profesores en este cambio. Este modelo, fundamentado en la
Teoría de la Flexibilidad Cognitiva y basado en el estudio de casos, incentiva
la reflexión, estimula el análisis crítico y promueve la flexibilidad cognitiva en
campos avanzados de conocimiento. El MoMup está constituido por dos procesos:
la deconstrucción de casos y la reflexión online; y puede ser aplicado en
cualquier ámbito de conocimiento en enseñanza presencial, mixta (b‑learning)
o totalmente a distancia (d‑learning).
Se presentan someramente los estudios
realizados que condujeron al MoMuP. Los estudiantes destacan que aprenderan
mucho en poco tiempo. As reformas políticas e organizacionais levadas a cabo no ensino superior, conjugadas com a necessidade de aprendizagem ao longo da vida, têm conduzido à procura de metodologias que promovam um ensino baseado na aquisição de competências e numa aprendizagem mais ativa e reflexiva. O Modelo Múltiplas Perspetivas (MoMup) vem ao encontro destas necessidades, ajudando os professores nesta mudança. Este modelo, baseado na Teoria da Flexibilidade Cognitiva e assente no estudo de casos, incentiva à reflexão, estimula a análise crítica e promove a flexibilidade cognitiva em domínios avançados do conhecimento. O MoMup é constituído por dois processos: a desconstrução de casos e a reflexão e interação online; e pode ser aplicado em qualquer domínio do conhecimento em regime presencial, misto (b‑learning) ou totalmente a distância (d‑learning). Apresentam‑se sucintamente os estudos realizados, que conduziram ao MoMuP. Os alunos salientam que aprendem muito, em pouco tempo. The political and organizational transformations that have been taking place in Higher Education, combined with lifelong learning needs, have led to the search of methodologies that promote the development of competences and a more reflexive and active way of learning. The Multiple Perspectives Model is an option to help teachers in this transition. This Model, which is based on the Cognitive Flexibility Theory (CFT) and on case studies, enhances reflection, stimulates critical analysis and promotes cognitive flexibility in advanced knowledge acquisition. The Model has two processes: cases deconstruction, and online reflection and interaction. It can be applied to any knowledge domain in a face‑to‑face learning, blended‑learning or distance learning. The studies realized to CFT are briefly presented. Students reported to learn a lot in a short period of time. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/38132 | ISSN: | 1647-8614 (digital) 0870‑418X |
DOI: | 10.14195/1647-8614_49-1_4 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_modelo_multiplas_perspetivas_no_ensino.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.