Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38141
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTomé, Vitor-
dc.date.accessioned2015-11-27T11:27:27Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:37:00Z-
dc.date.available2015-11-27T11:27:27Z
dc.date.available2020-10-04T03:37:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38141-
dc.description.abstractAs redes sociais online (RSO) são ferramentas com potencial no desenvolvimento da literacia digital, focada na aquisição de competências técnicas, de análise crítica e de práticas de formação, contextualmente situada em contextos de aprendizagem formal e informal complementares. Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que visou compreender se há condições para concretizar o potencial das RSO, pelo que inquirimos jovens portugueses (10‑16), seus professores e encarregados de educação (EE), a que se seguiram entrevistas de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, seguindo o design dos métodos mistos. Os professores reconhecem potencial pedagógico às RSO, mas consideram, tal como os alunos e os EE, que a aprendizagem com recurso às RSO ocorre sobretudo no contexto informal, que veem como quase estanque em relação ao formal, não se sentindo preparados para os integrar no caso específico das RSO.por
dc.description.abstractOnline social networks (OSN) provide potential opportunities to develop digital literacy, which includes the acquisition of technical skills, critical analysis and contextually situated learning practices in complimentary formal and informal contexts. In this article, we present the results of a study about the conditions to fulfill the potential of RSO. We inquired young Portuguese children (ages 10 to 16 years‑old), their teachers and administrators, through focus groups and semi‑structured interviews, according to the mixed methods research design. Our results indicate that teachers recognize a pedagogical potential to OSN, but consider, as students and administrators do, that learning using the OSN occurs mainly informally outside of the educational setting. Teachers also stated that they don’t feel prepared to integrate these tools into the context of their educational curriculum.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectOnline social networkseng
dc.subjectdigital literacyeng
dc.subjectyoung peopleeng
dc.subjectadministratorseng
dc.subjectcompulsory education teacherseng
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectaprendizagem formal, não‑formal e informalpor
dc.subjectjovenspor
dc.subjectencarregados de educaçãopor
dc.subjectprofessores de 2.º e 3.º Ciclospor
dc.titleRedes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não‑formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professorespor
dc.title.alternativeOnline social networks: perceptions of learning in formal, non-formal and informal contexts by youngsters, their teachers and administratorspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 27, vol. 15, nº 2-
uc.publication.firstPage87-
uc.publication.issue27-
uc.publication.lastPage106-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume15por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_27_4-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38141/264526/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38141/264526/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12086365-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Media & Jornalismo
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
redes_sociais.pdf14.25 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.