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Title: Redes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não‑formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professores
Other Titles: Online social networks: perceptions of learning in formal, non-formal and informal contexts by youngsters, their teachers and administrators
Authors: Tomé, Vitor
Keywords: Online social networks;digital literacy;young people;administrators;compulsory education teachers;Redes sociais online;aprendizagem formal, não‑formal e informal;jovens;encarregados de educação;professores de 2.º e 3.º Ciclos
Issue Date: 2015
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: As redes sociais online (RSO) são ferramentas com potencial no desenvolvimento da literacia digital, focada na aquisição de competências técnicas, de análise crítica e de práticas de formação, contextualmente situada em contextos de aprendizagem formal e informal complementares. Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que visou compreender se há condições para concretizar o potencial das RSO, pelo que inquirimos jovens portugueses (10‑16), seus professores e encarregados de educação (EE), a que se seguiram entrevistas de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, seguindo o design dos métodos mistos. Os professores reconhecem potencial pedagógico às RSO, mas consideram, tal como os alunos e os EE, que a aprendizagem com recurso às RSO ocorre sobretudo no contexto informal, que veem como quase estanque em relação ao formal, não se sentindo preparados para os integrar no caso específico das RSO.
Online social networks (OSN) provide potential opportunities to develop digital literacy, which includes the acquisition of technical skills, critical analysis and contextually situated learning practices in complimentary formal and informal contexts. In this article, we present the results of a study about the conditions to fulfill the potential of RSO. We inquired young Portuguese children (ages 10 to 16 years‑old), their teachers and administrators, through focus groups and semi‑structured interviews, according to the mixed methods research design. Our results indicate that teachers recognize a pedagogical potential to OSN, but consider, as students and administrators do, that learning using the OSN occurs mainly informally outside of the educational setting. Teachers also stated that they don’t feel prepared to integrate these tools into the context of their educational curriculum.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/38141
ISSN: 1645‑5681
2183-5462 (digital)
DOI: 10.14195/2183-5462_27_4
Rights: open access
Appears in Collections:Media & Jornalismo

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