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Title: Portabilidade, evanescências e rubricas: discussões em torno da literatura digital na sala de aula
Authors: Corrêa, Alamir Aquino
Keywords: digital literature in the classroom;pedagogy for the teaching of digital literature;portability;evanescence;guidelines;literatura digital na sala de aula;formação pedagógica para o ensino de literatura digital;portabilidade;evanescência;rubricas
Issue Date: 2016
Publisher: Centro de Literatura Portuguesa
Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Esse texto trata de três aspectos que afetam a tentativa de abordagem em sala de aula do texto literário criado em ambiente digital, observando suas relações com a formação pedagógica de futuros professores. A integridade do objeto e sua possível recepção, denominada de portabilidade, será caracterizada pelo enfrentamento direto do texto pelo fruidor e a sua difícil ou improvável reprodutibilidade em sala de aula enquanto experiência estética. No caso da evanescência, tanto o acesso, enquanto experiência estética, quanto o estudo, como crítica, se tornam problemáticos diante de obstáculos como georrefenciamento, direito autoral, transitoriedade do objeto e obsolescência de software e hardware. Por último, as rubricas ou os mecanismos norteadores da experiência de leitura não só a organizam, mas também impõem desde antes os limites da percepção do objeto literário.
This paper addresses three issues affecting the attempt to teach digital literary texts in the classroom by observing their implications for pedagogical practice in the preparation of future teachers. The integrity of the digital object and its reception, which I call portability, is discussed through the modes of engagement with the text and its unlikely or difficult reproducibility as an aesthetic experience in the classroom. In the case of evanescence, both the access to the aesthetic experience and the study as criticism become problematic due to obstacles like geo-referencing, copyright issues, object transience, and obsolescence of software and hardware. Finally, the guidelines for the reading experience not only organize but also impose a priori limits to the perception of the literary object.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/39105
ISSN: 2182-8830
DOI: 10.14195/2182-8830_4-2_11
Rights: open access
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