Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39184
Title: Current challenges to and for Public Service Media
Other Titles: Os desafios contemporâneos do e para o Serviço Público de Media
Authors: Lowe, Gregory Ferrell
Keywords: Public service media;media markets;media competition;dual broadcasting system;social cohesion;democracy;neo-liberal;citizenship;digital media;Media de serviço público;mercado dos media;concorrência dos media;sistema audiovisual misto;coesão social;democracia;neoliberalismo;cidadania;media digitais
Issue Date: 2016
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta comunicação aborda uma variedade de desafios que se colocam aos Media de Serviço Público a partir do ambiente exterior e também à própria instituição. O autor defende a continuidade da relevância do ideal, da abordagem e da prática de serviço público nos media, enquanto reconhece uma variedade de críticas legítimas e concorda com a importância do setor comercial privado. Assim, as linhas de argumentação são, simultaneamente, uma defesa e uma crítica aos media de serviço público. Os aspetos mais importantes incluem a proliferação de plataformas e canais, a fragmentação de audiências, a mudança geracional, o desenvolvimento na tecnologia e na infraestrutura digitais, as premissas ideológicas da vida sociopolítica, as condições económicas, a sustentabilidade e a prestação de contas. O texto termina com três recomendações que o autor sugere como prioridades para Público na Europa: 1) a necessidade de articular uma visão clara, convincente e atraente para a empresa do século xxi, 2) a necessidade de decidir o que os Media de Serviço Público vão ser e fazer e não fazer e ser a partir da sua herança da era da radiodifusão e 3) investir capital e esforço no desenvolvimento de organizações mais inclusivas e colaborativas.
The paper addresses a range of contemporary challenges for PSM from the external environment and for the institution internally. The author defends the continuing relevance of the public service ideal, approach and practice in media, while acknowledging a range of legitimate criticisms and agreeing on the importance of the private commercial sector – but also critiquing shortcomings in this sector. Thus, the lines of argumentation are both a defense and a critique of public service media. Aspects of particular importance include platform and channel proliferation, audience fragmentation, generational change, development in digital technology and infrastructure, the ideological premise of socio-political life, economic conditions, sustainability and accountability. The paper ends with three recommendations the author suggests as priorities for PSM development in Europe: 1) the need to articulate a clear, convincing and compelling vision for the enterprise in the 21st century, 2) the need to decide what PSM will do and be, and not do and be from its PSB heritage, and 3) invest capital and effort in developing more inclusive and collaborative organizations.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/39184
ISSN: 2183-5918
2183-6019 (digital)
DOI: http//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_2_1
Rights: open access
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