Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/41343
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2017-04-18T15:51:28Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-08T11:39:03Z | - |
dc.date.available | 2017-04-18T15:51:28Z | |
dc.date.available | 2020-09-08T11:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1323-9 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1324-6 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/41343 | - |
dc.description.abstract | No presente texto, parto do filme de Woody Allen, Zelig (1983), para analisar um conjunto de questões colocadas por aquele filme e por outros que integram a filmografia do autor. Assim, os protocolos constitutivos da narrativa e os procedimentos de transgressão ficcional que eles envolvem ocuparão aqui um lugar de destaque, tendo em atenção o propósito daquele filme e certos géneros narrativos a que ele está associado: biografia, reportagem, documentário, etc. Articula-se com isto o problema da construção da personagem, num lugar indeciso em que ficcionalidade e não-ficcionalidade são objeto de insistente subversão paródica. Para além disso, estarão em equação efeitos cognitivos determinados pelo recurso à hibridização de géneros e às derivas metalépticas que eles consentem, bem como pela lógica funcional e sociocultural que é própria das narrativas mediáticas. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/41340 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | film | eng |
dc.subject | character | eng |
dc.subject | metalepsis | eng |
dc.subject | ficcionality | eng |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | filme | por |
dc.subject | personagem | por |
dc.subject | metalepse | por |
dc.subject | ficcionalidade | por |
dc.title | Woody Allen ou a ficção como jogo: o caso Zelig | por |
dc.title.alternative | Woody Allen on the fiction as a game: Zelig Case | eng |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 23 | - |
uc.publication.lastPage | 42 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1324-6_1 | - |
uc.publication.section | Fenomenologia da Narrativa | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 1 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | Narrativa e Media: géneros, figuras e contextos | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41343/204670/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41343/204670/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11065417 | - |
uc.publication.parentItemId | 54676 | - |
uc.itemId | 68948 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Narrativa e Media: géneros, figuras e contextos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
woody_allen_ou_a_ficcao_como_jogo.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.