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https://hdl.handle.net/10316.2/41343
Title: | Woody Allen ou a ficção como jogo: o caso Zelig |
Other Titles: | Woody Allen on the fiction as a game: Zelig Case |
Authors: | Reis, Carlos |
Keywords: | Narrative;film;character;metalepsis;ficcionality;Narrativa;filme;personagem;metalepse;ficcionalidade |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra |
Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/41340 |
Abstract: | No presente texto, parto do filme de Woody Allen, Zelig (1983), para analisar um conjunto de questões colocadas por aquele filme e por outros que integram a filmografia do autor. Assim, os protocolos constitutivos da narrativa e os procedimentos de transgressão ficcional que eles envolvem ocuparão aqui um lugar de destaque, tendo em atenção o propósito daquele filme e certos géneros narrativos a que ele está associado: biografia, reportagem, documentário, etc. Articula-se com isto o problema da construção da personagem, num lugar indeciso em que ficcionalidade e não-ficcionalidade são objeto de insistente subversão paródica. Para além disso, estarão em equação efeitos cognitivos determinados pelo recurso à hibridização de géneros e às derivas metalépticas que eles consentem, bem como pela lógica funcional e sociocultural que é própria das narrativas mediáticas. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/41343 |
ISBN: | 978-989-26-1323-9 978-989-26-1324-6 (PDF) |
DOI: | 10.14195/978-989-26-1324-6_1 |
Rights: | open access |
Appears in Collections: | Narrativa e Media: géneros, figuras e contextos |
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