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https://hdl.handle.net/10316.2/41390
Title: | A metade nocturna do belo: o horrível nas artes: (Subsídios críticos para um estudo diacrónico da fealdade artística) | Other Titles: | The nocturnal half of beauty: horrible in the arts: (critical subsidies towards a diachronic study on artistic ugliness) | Authors: | Calheiros, Luís | Issue Date: | 2011 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Sinopse, texto necessariamente mais reduzido no esforço interpretador, mas
mais alargado no âmbito perspéctico enquadrador (e de modo que se quis não
redutor), da investigação que temos em curso, intitulada Elogio do Feio ñas Artes.
Fealdade no Século XX, uma proposta de hermenéutica estética dos últimos tempos.
O Belo-feio artístico como epifania última, intempestiva e triunfante, de urna
continuidade genealógica, metade estética nocturna da Beleza, que se consegue
detectar, em episodios marginais e subliminares, por todo o tempo longo da História da Arte. Aponta-se o Belo-feio, um belo paradoxal, no seu abrangente
registo axiológico, como a sub-categoria estética hegemónica e generalizada
da arte novecentista. Confirmada a transfiguração verista que as artes fizeram
da tragédia continuada que dominou todo o século que acabámos de viver.
Retrato testemunhal sem alienações escapistas, que denuncia um consequente
olhar crítico, de imperativa urgência denunciadora. E que é, ainda, um indício
revelador de uma pressentida proximidade entre beleza e pessimismo.
Chamemos-lhe uma estética "negativa". Uma Estética do Não. An abstract. A necessarily reduced text in what respects the interpretative effort, but more enlarged concerning the perspective scope of our research - The praise of ugliness in the arts. Ugliness in the XX century - a proposal of an aesthetic hermeneutics of recent times. The artistic beautiful-ugly will be treated as the ultimate epiphany, untimely and triumphant, continuously genealogical, the nocturnal and aesthetic half of Beauty, that can be detected in marginal and subliminal episodes, throughout the long duration of the History of Art. We will point the beautiful-ugly as the hegemonic and generalized aesthetic sub-category in the XX century art in its broad axiological frame. Testimonial portrait without escapist alienations, it discloses a consequently critical and urgent regard, revealing the proximity between beauty and pessimism. Let us call it negative aesthetics. The Aesthetics of No. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/41390 | ISSN: | 0870-0958 2183-8925 (digital) |
DOI: | 10.14195/2183-8925_32_6 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista de História das Ideias |
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