Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41397
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBranco, Sérgio Dias-
dc.date.accessioned2017-04-24T22:24:37Z
dc.date.accessioned2020-09-30T11:27:26Z-
dc.date.available2017-04-24T22:24:37Z
dc.date.available2020-09-30T11:27:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0870-0958-
dc.identifier.issn2183-8925 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41397-
dc.description.abstractO film noir existe como um género identificável no presente, mas é uma criação crítica. Estudiosos como James Naremore já investigaram a invenção do film noir como conceito. Este ensaio parte desta investigação, mas centra-se específicamente no que levou um grupo de críticos franceses a imaginar este género. Dissecar o significado actual deste conceito genérico, e entender a sua falta de suporte histórico, confronta-nos com a singularidade dos filmes. Foram as qualidades únicas destas obras de cinema que justificaram a sua categorização. O artigo propõe um regresso aos filmes que motivaram a imaginação deste género, em particular a uma das obras que a subsequente teorização excluiu do cânone do noir, The Lost Weekend (Farrapo Humano, 1945), realizado por Billy Wilder. Tal exclusão tornou o agrupamento menos heterogéneo, procurando conter o seu poder desestabilizador e obscuro, o que demonstra a importância de uma redescoberta das obras originalmente denominadas como film noir através da análise fílmica.por
dc.description.abstractFilm noir exists as an identifiable genre in the present, but it is a critical creation. Scholars like James Naremore have already researched the invention of film noir as concept. This essay arises from this research, but centers specifically on what lead a group of French critics to imagine this genre. Dissecting the present-day meaning of this generic concept, and understanding its lack of historical support, bring us face to face with the singularity of the films. It was the unique qualities of these film works that justified their categorization. The article proposes a return to the movies that prompted the imagination of this genre, particularly to one of the works that the subsequent theorization excluded from the noir canon, The Lost Weekend (1945), directed by Billy Wilder. Such an exclusion has made the grouping less heterogeneous, trying to contain its destabilising and obscure power, which demonstrates the importance of a rediscovery of the works originally denominated as film noir through film analysis.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.titleFilm Noir: um género imaginadopor
dc.title.alternativeFilm noir: an imagined genrepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História das Ideias vol. 32-
uc.publication.firstPage327-
uc.publication.lastPage354-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História das Ideias-
uc.publication.volume32por
dc.identifier.doi10.14195/2183-8925_32_13-
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41397/248797/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41397/248797/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11871615-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista de História das Ideias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
film_noir__um_genero_imaginado.pdf564.55 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.