Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/41775
Title: | O impacto das alterações das rotinas produtivas e do advento da internet na relação entre fontes e jornalistas: estudo exploratório sobre o tratamento noticioso de protestos sociais | Authors: | Miranda, João | Keywords: | Journalism sources;productive routines;gatekeeping;social networks;fontes;rotinas produtivas;gatekeeping;redes sociais | Issue Date: | 2017 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/41773 | Abstract: | The mutation of the productive routines of journalism
and the technological progress of the communication channels reshaped the models of relationship between journalists and their sources. Starting from this hypothesis, this paper brings together different theoretical propositions on the subject of reporters and sources relationship. A cross analysis of newspaper articles on political demonstrations shows a trend use of unidentified sources. A mutação das rotinas produtivas do jornalismo e o progresso tecnológico dos canais de comunicação vieram reformatar os modelos de relação entre jornalistas e fontes de informação. A partir desta hipótese, este texto reúne diferentes propostas teóricas sobre a problemática da correspondência entre repórteres e as suas fontes. Uma análise transversal a artigos sobre manifestações demonstra um recurso relevante a fontes não identificadas, a não revelação do método de contacto com as fontes e um uso significativo de redes sociais como fonte. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/41775 | ISBN: | 978-989-26-1362-8 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-1362-8_2 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Pessoas e ideias em trânsito: percursos e imaginários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_impacto_das_altera__es_das_rotinas_produtivas.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.