Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44190
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dc.contributor.authorNunes, Adélia N.-
dc.contributor.authorMartins, Bruno-
dc.date.accessioned2018-07-23T14:32:42Z
dc.date.accessioned2020-10-07T13:45:47Z-
dc.date.available2018-07-23T14:32:42Z
dc.date.available2020-10-07T13:45:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1647-7723 (digital)-
dc.identifier.issn0872-8941-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44190-
dc.description.abstractEm Portugal, os incêndios florestais causam enormes impactes socioeconómicos e ambientais. O presente estudo tem como objetivo compreender o contributo da escola na educação para o risco de incêndio florestal e explorar como os alunos do 9º ano de escolaridade classificam os riscos que afetam o nosso país e seus municípios de residência. Os resultados mostram que os estudantes classificam o risco de incêndio como a manifestação mais importante à escala nacional e na sua área de residência. Quando questionados sobre as causas, consequências e medidas de mitigação, a maioria demonstrou dificuldades na sua identificação. Com efeito, o currículo formal de Geografia apenas integrou questões relacionadas com a educação para a redução de riscos em 2015. Em contrapartida, o PROSEPE, um projeto não formal, desde o seu início, na década de 90, adotou como objetivos principais a redução do risco de incêndio florestal.por
dc.description.abstractIIn Portugal, wildfires cause huge socioeconomic and environmental impacts. This study aims to understand the contribution of the school to wildfire risk education and to explore how 9th year students rank the risks that affect our country and the municipalities in which they live. The results show that students ranked wildfires risk as the most important risk at national scale and in the area where they live. When asked about the causes, consequences and mitigation measures, most of them found it difficult to identify them. The formal geography curriculum only contained material related to risk reduction education in 2015. However, a non-formal project (PROSEPE – Education and Awareness-Raising Project for School Population), adopted reducing the risk of wildfires as one of its main goals, when it was first established in the 1990s.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectSchool Educationeng
dc.subjectwildfires risk reductioneng
dc.subjectstudent’s risk perceptioneng
dc.subjectgeography curriculumeng
dc.subjectPROSEPEeng
dc.subjectPortugaleng
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectredução do risco de incêndio florestalpor
dc.subjectperceção do risco por alunospor
dc.subjectgeografiapor
dc.subjectPROSEPEpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleRisk reduction education in Portuguese schools: the example of wildfirespor
dc.title.alternativeEducação para a redução dos riscos nas escolas portuguesas: o exemplo dos incêndios florestaispor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionTerritorium nº 25 (II)-
uc.publication.firstPage41-
uc.publication.issue25 (II)-
uc.publication.lastPage51-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleTerritorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança-
dc.identifier.doi10.14195/1647-7723_25-2_4-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno5-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44190/279478/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44190/279478/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12365200-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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