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https://hdl.handle.net/10316.2/44190
Title: | Risk reduction education in Portuguese schools: the example of wildfires | Other Titles: | Educação para a redução dos riscos nas escolas portuguesas: o exemplo dos incêndios florestais | Authors: | Nunes, Adélia N. Martins, Bruno |
Keywords: | School Education;wildfires risk reduction;student’s risk perception;geography curriculum;PROSEPE;Portugal;Educação escolar;redução do risco de incêndio florestal;perceção do risco por alunos;geografia;PROSEPE;Portugal | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Em Portugal, os incêndios florestais causam enormes impactes socioeconómicos e ambientais. O presente estudo tem
como objetivo compreender o contributo da escola na educação para o risco de incêndio florestal e explorar como
os alunos do 9º ano de escolaridade classificam os riscos que afetam o nosso país e seus municípios de residência. Os
resultados mostram que os estudantes classificam o risco de incêndio como a manifestação mais importante à escala
nacional e na sua área de residência. Quando questionados sobre as causas, consequências e medidas de mitigação,
a maioria demonstrou dificuldades na sua identificação. Com efeito, o currículo formal de Geografia apenas integrou
questões relacionadas com a educação para a redução de riscos em 2015. Em contrapartida, o PROSEPE, um projeto não
formal, desde o seu início, na década de 90, adotou como objetivos principais a redução do risco de incêndio florestal. IIn Portugal, wildfires cause huge socioeconomic and environmental impacts. This study aims to understand the contribution of the school to wildfire risk education and to explore how 9th year students rank the risks that affect our country and the municipalities in which they live. The results show that students ranked wildfires risk as the most important risk at national scale and in the area where they live. When asked about the causes, consequences and mitigation measures, most of them found it difficult to identify them. The formal geography curriculum only contained material related to risk reduction education in 2015. However, a non-formal project (PROSEPE – Education and Awareness-Raising Project for School Population), adopted reducing the risk of wildfires as one of its main goals, when it was first established in the 1990s. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/44190 | ISSN: | 1647-7723 (digital) 0872-8941 |
DOI: | 10.14195/1647-7723_25-2_4 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Territorium |
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