Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44194
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dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Ribas de-
dc.contributor.authorOuriques, Juliana Mary de Azevedo-
dc.contributor.authorCorreia, Luciana Schramm-
dc.date.accessioned2018-07-24T11:11:59Z
dc.date.accessioned2020-10-07T13:45:50Z-
dc.date.available2018-07-24T11:11:59Z
dc.date.available2020-10-07T13:45:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1647-7723 (digital)-
dc.identifier.issn0872-8941-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44194-
dc.description.abstractNacionalmente conhecida pelo histórico de inundações e deslizamentos, Blumenau, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Brasil, registrou desde a sua fundação, em 1850, 92 inundações, além dos movimentos de massa que atingem todas as regiões do município. Diante de sucessivos registos que ocasionaram danos materiais e perdas humanas, foi necessário estruturar as ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução do município. Uma das ações de prevenção desenvolvidas pelo órgão municipal em parceria com as escolas é o Programa Defesa Civil na Escola, cujo objetivo é tornar as comunidades mais seguras a partir de aulas sobre prevenção de desastres decorrentes de impactos de fenômenos naturais com crianças e adolescentes. O presente trabalho propõe-se a analisar a percepção de risco desses alunos por meio da observação participante e pesquisa bibliográfica e documental. Constata-se neste artigo que a percepção de risco torna os alunos capazes de ações e comportamentos de prevenção e resiliência.por
dc.description.abstractNationally known for its history of floods and landslides, since its foundation in 1850 Blumenau, in Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brazil, has recorded 92 floods as well as mass movements, which have affected all regions of the city. In the face of successive natural hazards that caused human loss and material damage, it was necessary to organize the city’s disaster risk management. One of the preventive actions developed by the municipality of Blumenau in partnership with schools is the School Civil Defense Program, whose objective is to make communities safer by giving classes on natural disaster prevention to children and teens. The present work proposes to analyze the risk perception of these students through participant observation and literature and documentary research. It is noted in this article that risk perception makes students more capable of prevention and resilience actions and behaviors.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectRisk perceptioneng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectpreventioneng
dc.subjectnatural hazardseng
dc.subjectdisaster risk managementeng
dc.subjectPercepção de riscopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectprevençãopor
dc.subjectdesastres naturaispor
dc.subjectgestão de risco de desastrespor
dc.titlePercepção de risco a partir do programa defesa civil na escola em Blumenaupor
dc.title.alternativeRisk perception from the school civil defense program in Blumenaupor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionTerritorium nº 25 (II)-
uc.publication.firstPage79-
uc.publication.issue25 (II)-
uc.publication.lastPage92-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleTerritorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança-
dc.identifier.doi10.14195/1647-7723_25-2_7-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociais-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12365434-
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