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https://hdl.handle.net/10316.2/44194
Title: | Percepção de risco a partir do programa defesa civil na escola em Blumenau | Other Titles: | Risk perception from the school civil defense program in Blumenau | Authors: | Oliveira, Fernanda Ribas de Ouriques, Juliana Mary de Azevedo Correia, Luciana Schramm |
Keywords: | Risk perception;education;prevention;natural hazards;disaster risk management;Percepção de risco;educação;prevenção;desastres naturais;gestão de risco de desastres | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Nacionalmente conhecida pelo histórico de inundações e deslizamentos, Blumenau, localizada no Vale do Itajaí, em
Santa Catarina, Brasil, registrou desde a sua fundação, em 1850, 92 inundações, além dos movimentos de massa
que atingem todas as regiões do município. Diante de sucessivos registos que ocasionaram danos materiais e perdas
humanas, foi necessário estruturar as ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução do município. Uma
das ações de prevenção desenvolvidas pelo órgão municipal em parceria com as escolas é o Programa Defesa Civil na
Escola, cujo objetivo é tornar as comunidades mais seguras a partir de aulas sobre prevenção de desastres decorrentes
de impactos de fenômenos naturais com crianças e adolescentes. O presente trabalho propõe-se a analisar a percepção
de risco desses alunos por meio da observação participante e pesquisa bibliográfica e documental. Constata-se neste
artigo que a percepção de risco torna os alunos capazes de ações e comportamentos de prevenção e resiliência. Nationally known for its history of floods and landslides, since its foundation in 1850 Blumenau, in Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brazil, has recorded 92 floods as well as mass movements, which have affected all regions of the city. In the face of successive natural hazards that caused human loss and material damage, it was necessary to organize the city’s disaster risk management. One of the preventive actions developed by the municipality of Blumenau in partnership with schools is the School Civil Defense Program, whose objective is to make communities safer by giving classes on natural disaster prevention to children and teens. The present work proposes to analyze the risk perception of these students through participant observation and literature and documentary research. It is noted in this article that risk perception makes students more capable of prevention and resilience actions and behaviors. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/44194 | ISSN: | 1647-7723 (digital) 0872-8941 |
DOI: | 10.14195/1647-7723_25-2_7 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Territorium |
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